Um ramequin, um limão e um filme à Hollywood

Sou daquelas pessoas extremamente organizadas e que gostam de cuidar da imagem. Gosto de me vestir a rigor para o meu marido, e não só em ocasiões especiais, e vejo as refeições como algo que se pode tornar em algo extraordinariamente sexy e romântico.
Muitas vezes, nada como ir a um restaurante glamoroso e agradável – com óptima comida, claro -, mas outras vezes esse ambiente pode e deve ser recriado no aconchego do nosso lar.

Recriar e reinventar, aprimorar os detalhes e caprichar na apresentação, e de algo simples obtemos algo mais requintado e elegante. E, tal como num restaurante, a refeição passa a ser um momento calmo de relaxe e puro prazer durante o qual saboreamos os aromas e degustamos as palavras.
E quase nos sentimos num qualquer filme hollywoodesco…





Gratinado de Pescada em Ramequin de Massa Filo

Ingredientes

  • 1 Embalagem de massa filo
  • 2 lombos de pescada
  • 1 embalagem espinafres congelados
  • 1 cebola pequena
  • Azeite q.b.
  • Creme vegetal derretido para pincelar
  • Natas soja q.b.
  • Queijo muzarella para polvilhar
  • Sal e Pimenta
  • Noz moscada
  • Erva doce

Preparação

1. Cozer os espinafres durante uns minutos no microondas em potência máxima. Escorra e reserva. Cozer os lombos de pescada com uma pitada de sal.

2. Ligar a Bimby na vel 4-5 e pelo bucal deitar a cebola partida em quartos de forma a que fique picadinha. Se necessário, baixe os residuos das paredes do copo com a espátula e volte a repetir mais uns segundos. Junte o azeite e programe 5m T100º vel 1

3. Coloque a borboleta, juntar os espinafres e a pescada cozida lascada, temperar com o sal, pimenta, noz moscada e a erva doce. Programar 5m T100º vel colher inversa

4. Devidir a massa filo em 4 quadrados e alternar 3 folhas pincelando com o creme entre cada uma e rodandos de forma a ficarem com os bicos alternados. Disponha nos ramequins e calque bem.

5. Colocar em cada ramequin parte do preparado, que entretanto já arrefeceu um pouco, regar com um pouco de natas e polvilhar com a muzarella.

6. Levar ao forno a 180º até ficarem douradinhos.


Notas:
Visualizei esta receita com espinafres mas como tinha umas nabiças no frigorifico a precisarem de ser usadas optei antes por estas. 
A erva doce confere um sabor diferente mas que combina na perfeição com a pescada, e a cremosidade das natas dá um toque aveludado ao prato.

Bom Apetite, Su

6 comentários:

  1. Su,
    eu concordo plenamente contigo, nada como dar por vezes um ar cuidado e mais apresentado a' comida de todos os dias, e fazer da refeicao nao apenas 'mais um momento', mas algo especial! Gostei muito dessa sugestao :) Beijos

    ResponderEliminar
  2. Uau mas que chique que ficou. É verdade, não nos podemos desleixar, não para alguém mas por nós :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo blog e pelas fotos lindas ... que só se tornam seus seguidores ;-)
    Anna Luisa

    ResponderEliminar
  4. Concordo! Aqui em casa as refeições, pelo menos ao fim-de-semana, durante a semana comemos refeições mt leves ao jantar. Para mim o aspecto da comida, e como é servida, é tão importante como o sabor.

    ResponderEliminar
  5. Su, vim conhecer o seu blog e fiquei fascinada com o que tens aqui. Esses ramequin chamaram-me a atenção, agora que começei a usar os meus, essa é uma excelente sugestão para por em prática.

    beijinhos e vou voltar!

    ResponderEliminar
  6. Just want to say your article is as amazing. The clearness for
    your post is simply excellent and that i could think you are a professional
    in this subject. Well with your permission allow me to clutch
    your RSS feed to keep up to date with impending post.
    Thank you one million and please continue the gratifying work.
    Stop by my site - Dubai Rechtsanwälte

    ResponderEliminar