Creme de Beterraba

;A barriga já vai pesando e dias há em que me sinto completamente desprovida de forças, como se algo me sugasse as energias. Nesses dias sabe bem chegar a casa e ter uma sopinha pronta no frigorifico. Tomar um duche quente e reconfortante, enfiar o pijama depois de todos os rituais habituais do corpo, pegar no tabuleiro com uma tigela quentinha e uma frutinha e comer calmamente, sentada no sofá a ver um qualquer programa de televisão.

E claro, as sopas são um dos alimentos que mais benefícios nos proporcionam devido à sua riqueza nutricional. Este creme de beterraba, para além de tudo isso, torna-se ainda num esplendor de cor divertido e revigorante com um sabor intenso mas doce que nos faz querer repetir.



       "O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho, betacianina também é um poderoso agente de combate ao cancro. As Beterrabas têm eficácia contra cancro de cólon, em particular, como tem sido demonstrado em vários estudos.

É muito baixa em calorias (100g contêm apenas 41) e gordura, mas é muito rica em fibras alimentares, vitaminas e minerais. Contém quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante natural o que ajuda a limpar corpo dos radicais livres, um dos motivos para o desenvolvimento de cancros.

Beterrabas são especialmente ricos em folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, uma vez que sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de beterraba cozida contém 136 microgramas de folato.

Escolha beterrabas pequenas ou médias cujas raízes estão firmes, de pele lisa e com profundidade de cor. 
Evite beterraba que tem manchas, hematomas, áreas molhadas, as quais indicam deterioração. Beterraba murchas ou flácidas também deve ser evitada uma vez que estes são sinais de que as raízes estão envelhecidas, resistentes e fibrosas.


Armazene beterrabas lavadas no frigorífico onde se manterão durante duas a quatro semanas.
Não congele beterrabas cruas já que elas tendem a ficar moles após descongelar. O congelamento beterraba cozida é possível, elas conservam o seu sabor e a sua textura."

Fonte daqui

Ingredientes

  • 3 Beterrabas cozidas
  • 1 Xuxu
  • 1 c. sopa de creme vegetal
  • 1 cebola pequena
  • 1 litro de caldo de legumes (caseiro ou biológico)
  • Sal q.b.
Preparação

1. Com o copo em funcionamento na vel 6-7, deitar pelo bucal a cebola cortada em quartos. Com a ajuda da espátula baixar os resíduos das paredes.

2. Juntar o creme vegetal e programa 3 minutos, T100º vel. 1.

3. Juntar a beterraba e o xuxo partidos em pedaços pequenos e programar 4 minutos T100º vel 1.

4. Adicionar o caldo de legumes e programar 25 minutos, T100º vel.1

5. No final do tempo triturar a sopa cerca de 45 segundos na vel 5-7-8.

6. Servir com amêndoa torrada ou folhas de mangericão.

Bom Apetite, Su

10 comentários:

  1. De facto as sopas que levam beterraba ficam com uma côr linda. Eu nunca a usei mas estou pronta a experimentar. Adorei esse creme!!

    ResponderEliminar
  2. Su que creme maravilhoso com uma cor linda, será que é de morangos? :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de sopa de beterraba ou não tivesse sido a receita com que abri o No Soup! Ficam com uma cor linda e super cremosas.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. This looks awesome... will have to go out and get these ingredients and try it, looks perfect for Brunch on Sunday!

    ResponderEliminar
  5. Su, this is a light and lovely soup. I certainly would love to have a bowl of it. I hope you have a great day. Blessings...Mary

    ResponderEliminar
  6. Nossa adoro xuxu e nunca pensei em misturá-lo com beterraba. A cor dessa sopa está lindíssima também, sabor simples e elegante.
    Well done Su!
    Cheers,
    Heguiberto

    ResponderEliminar
  7. This soup looks splendid Su! I agree, there is nothing more comforting than a bowl of soup after a long day! Especially when it is so healthy! Yum!

    xx,
    Tammy

    ResponderEliminar
  8. Su, gosto muito de beterraba, gosto muito delas assadas em saladas é deliciosa. Quando uso o forno para qualquer coisas gosto de aproveitar o calor e asso-as embrulhadas em papel de prata e depois conservo-as no frigorífico por vários dias e assim estão sempre prontas para usar em saladas.

    Gostei muito do teu creme.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Cresce la pancia ? Che meraviglia e come si cambia in bene, vedrai!!! Ottima zappetta da godersi veramente in tutta tranquillità, ciao e a presto.

    ResponderEliminar
  10. A minha filha gosta imenso, e nunca lhe fiz :).. Ficou bem apetitosa..
    beijo

    ResponderEliminar