Raviolis de cogumelos e ricota ao molho cremoso de Porto... e uma nova aquisição

Já andava a sonhar com uma pequena destas há uma série de tempo. Faltava-me a coragem porque, afinal, assim que a adquirisse teria mesmo de avançar com a experimentação de ser eu própria a fazer massa fresca.
Como grandes amantes de pastas de todas as formas e feitios achei que valeria a pena experimentar e o Nuno, como sempre, apoiou-me desde logo na compra da máquina de esticar massa.

Fiquei agradavelmente surpreendida com a facilidade de execução de uma massa fresca tendo a máquina para a esticar, mas ainda mais com o sabor que é realmente fantástico. É efectivamente diferente das massas secas e vale mesmo a pena experimentar. Não que tenha deixado de gostar das massas secas, de todo, até porque aprecio uma bela massa al dente algo que com a massa fresca é mais difícil de conseguir.



Ainda assim é claramente divertido fazer a nossa própria massa, com os nossos próprios ingredientes – integral por exemplo, mas esse será um outro post – e dar-lhe as cores e formas que nos apetecer.
E se não troco um belo linguini al dente, a minha massa favorita, consigo ver as vantagens da utilização da massa fresca sobretudo para massas  recheadas, placas de lasanha ou canelones.

Esta receita foi a primeira tentativa de muitas de uns belos raviolis recheados com um molho, também ele inédito e inventado, mas que resultou numa combinação aprovadíssima.



Ingredientes

Para a Massa:
  • 200 gr Farinha tipo 65
  • 2 ovos
  • Fio de azeite
Para o Recheio:
  • 200 gr Ricota
  • 1 embalagem de cogumelos portobelo
  • 2 dentes de alho
  • Azeite q.b.
Para o Molho:
  • 1 dente de alho
  • Creme vegetal
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 2 folhas de mangericão picadinhas
  • 1 c. sopa de Natas de Soja
  • Noz moscada
  • Oregãos
  • Sal e pimenta

Preparação

Da Massa:
1. Colocar no copo todos os ingredientes e amassar 2 minutos, vel espiga. Deixar repousar 10-15 minutos.

2. Retirar para uma superfície enfarinhada e  amassar um pouco de forma a que a massa se una uniformemente. Formar uma bola e dividir em duas partes iguais.

3. Usar a máquina seguindo as instruções, nunca saltando os níveis dado que isso apenas esforça a máquina e diminui a qualidade da massa.





Do Recheio:

1. Saltear os cogumelos partidos no azeite e alho com a borboleta, 8 minutos T100º vel colher inversa. Retirar apenas os cogumelos, sem o liquido (que será usado para o molho) e esperar um pouco para que arrefeçam. Deixar alguns (poucos) cogumelos também para usar no molho.

2. Misturar a Ricota e envolver bem.


Montagem:

1. Dispôr o recheio num dos lados massa, espaçando de forma a poder-se fechar os raviolis. Usar uma colher de chá para a quantidade de cada um.

2. Pincelar as bordas da massa e os intervalos com água e dobrar a massa sobre si própria de forma a que tape o recheio. Apertar de forma a que a massa sele e cortar da forma que se deseja. Usei uma faca mas a próxima aquisição será um cortador próprio.

3. Cozer em água fervente por 7-8 minutos - não mais do que isso porque a massa fresca é mais rápida.




Do Molho:

1. Retirar a borboleta do copo e adicionar o alho, préviamente picado, ao molho dos cogumelos. Programar 3 minutos T100º vel colher inversa.

2. Adicionar as especiarias e o mangericão e programar 1 minuto, T100º vel colher inversa. Adicionar o vinho do porto e deixar por mais 4 minutos.
3. Juntar as natas de soja e programar 1 minuto, T100º vel colher inversa.
4. Dispôr os raviolis no prato e regar com o molho.


Notas:
Numa primeira tentativa achei que deixei os raviolis demasiado grandes, meti mais do que 1 c. chá de recheio, mas da próxima fá-los-ei mais pequeninos.
É importante usar a água para conseguir selá-los bem, caso contrário ao cozerem abrirão. Felizmente só aconteceu a um dos meus raviolis.


Bom Apetite, Su

18 comentários:

  1. Su, massa fresca caseira é do melhor e com a prática, enquanto a água ferve, esticamos a massa.
    Eu tb gosto muito do linguini e tagliatelle, fica al dente se controlares bem o tempo de cozedura, que na massa caseira, é muito muito rápido. Para ficar al dente, são praticamente uns 3 min depois de ferver.
    E é uma maravilha ir inventando recheios. Os meus favoritos serão talvez os de alheira e espinafres, mas uma vez que me sobrou recheio de lulas, tb fiz uns raviolis deliciosos.
    Parabéns, os teus ficaram com um aspecto mesmo tentador. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ESSA MASSA FRESCA DEVE SER UMA DELICIA.
    DEVE VALER A PENA O TRABALHO, EU ADORO MASSAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Su, concordo contigo não há nada como comermos a nossa massinha recheada com aquilo que mais gostamos :) Ficou uma delícia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Visto che meraviglia farsi la pasta fresca in casa? è tutta un'altra cosa e tu sei stata bravissima, complimenti. Ottimo il piatto condito, baci e alla prossima ricetta.

    ResponderEliminar
  5. Excelente compra! E os ravioli parecem maravilhosos!

    ResponderEliminar
  6. gasparzinha,
    Pois acredito que com a prática o resultado final vá ficando cada vez melhor. Por isso mesmo já fiz, e pretendo continuar, mais experiências.
    E esses teus recheios também são tentadores :)


    Luísa Alexandra,
    Obrigada :)

    são33,
    Vale mesmo a pena. Além do que, até se torna num entretenimento para quem, como nós, gosta da cozinha.


    Monisilva,
    Pois, os únicos raviolis que tinha experimentado não tinha gostado dos recheios. Agora sim já posso fazer os meus ao meu gosto.


    Max,
    Sì, fare la nostra pasta in casa è un'altra cosa. Grazie:)


    Queen of Hearts,
    Parecem e são :D

    ResponderEliminar
  7. tou mesmo com agua na boca, literalmente..
    uma pergunta, onde compraste a máquina para a pasta?
    ha k tempos k ando à procura..
    adoro o teu blog, a tua paparoca e as tuas fotos, parabens

    ResponderEliminar
  8. Ola Su,
    esses raviolis com cogumelos devem ter ficado uma delicia, e com a pratica e' um instantinho que se fazem :) adorei o molho que usaste, hei-de experimentar por-lhe o calice de vinho do Porto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Su, não há nada mais gratificante que fazermos a nossa própria massa, e como diz a gasparzinha conseguimos fazê-la al dente, é só controlar o tempo de cozedura. Os ingredientes que utilizaste são deliciosos, só pode ter ficado um belo prato
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Su eu tenho uma igualzinha e já não consigo me imaginar sem ela amo de paixão. Agora sua massa e recheio estão divinos e encantador!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Your ravioli are beautiful - you did such a great job on them! And the filling is delicious!

    ResponderEliminar
  12. Nem imaginas desejo que tenho de ter uma destas!! Aliás, há dias sonhei que fazia massa caseira assim, já fiz sem máquina mas é complicado conseguir a textura e espessura perfeita. Ficaram perfeitas as tuas massas, muitos parabéns!!!! Já agora,compraste onde? Que tipos de preços se encontra?? Responde para o meu mail por favor. Beijinhos
    sonia.meirinho@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Sabes o que foi o meu jantar ontem?? Massa caseira:)) Como ainda não tenho a máquina fartei-me de dar ao braço com o rolo da massa!!! Até deu gosto comer aquele jantar feito por mim desde raiz:)))) Beijokas

    ResponderEliminar
  14. Boa noite.
    Estou a pensar comprar uma máq. destas, pode-me dizer a marca,por favor???
    Obrigado.
    Sandra Santos

    ResponderEliminar
  15. Sandra Santos,
    Eu comprei esta máquina na loja Área :)

    ResponderEliminar