Bolachas de Alfarroba e Bagas Goji... e a compensação das escolhas saudáveis.

Na minha demanda por bolachinhas saudáveis e pouco calóricas, encontrei esta receita da Miss Slim que me despertou de imediato a atenção. Resolvi, como já é meu hábito, indagar mais sobre os dois ingredientes principais de forma a compreender as suas propriedades e fiquei convencidíssima.

Eu adorei estas bolachas que tão bem substituem outras opções mais doces e calóricas. A alfarroba não é exactamente como o chocolate – especialmente para quem é aficionada em chocolate como eu – mas o sabor ainda que diferente é muito bom. As bagas Goji têm um sabor acentuado mas como na minha versão desta receita ficam mais desfeitas, o mesmo é agradavelmente mesclado com os restantes sabores.



A opção por alimentos mais saudáveis e feitos em casa são claramente uma opção de vida que compensa. A prova disso foi a satisfação do obstetra ontem na consulta, ao constatar que em quase 8 mesinhos de gravidez o meu ganho de peso está nos 6 kgs e sem qualquer gordura abdominal – e só por isso já mereço um belo pastel de nata no fim-de-semana!


Deixo-vos um pouco da informação que recolhi sobre a Alfarroba e Bagas Goji.

Alfarroba

A alfarroba (do árabe al karrub, a vagem), é o fruto da alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.).
O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa da vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%. A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo.
Contém vitamina B1 tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2, cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio. A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Mesmo embora ela apresente um alto teor de açúcares, possui um baixo conteúdo calórico devido à quase imperceptível quantidade de lipídeos e a alta de fibras naturais.
Fonte daqui

Bagas Goji

As bagas goji ou goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete.
São saborosíssimas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca.
As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo.
As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.

Fonte daqui


Ingredientes

  • 1 ovo
  • 120 gr de creme vegetal (usei de soja)
  • 3 c. chá de adoçante (da próxima usarei apenas 2)
  • 220 gr Farinha integral
  • 100 gr Farinha de Alfarroba
  • 1 c. sopa de canela em pó
  • 1 c. chá fermento royal
  • Pitada de sal
  • Bagas Goji q.b.
Preparação

1. No copo colocar todos os ingredientes à excepção das bagas goji. Programar 30 segundos, vel 5-6

2. Juntar as bagas e misturar uns segundos na vel 4-5

3. Moldar as bolachas e colocar num tapete de silicone (ou tabuleiro previamente untado).

4. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 minutos.

Bom Apetite, Su

21 comentários:

  1. Que bonitas e se são mais saudáveis ainda melhor!!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  2. A alfarroba, honestamente, não aprecio muito, mas não está colocada de parte a possibilidade de experimentar esta tua receitinha (e da Miss Slim). Quanto às goji berries (ou "happy berries", como também são conhecidas, por causa da sua propriedade de disporem bem), já as como há algum tempo e gosto! Foi a minha nutricionista que mas recomendou como snack de meio da manhã, mas para esse efeito confesso que foram um flop. Gosto simplesmente de, em qualquer altura que me lembre, tirar o saquinho da gaveta da secretária e comer algumas, só pelo bem que fazem! :)

    ResponderEliminar
  3. Que bonitas Su, eu também comprei farinha de alfarroba no outro dia... fiquei com curiosidade por ver em tantas cozinhas por aqui a sua utilização fantástica. Aqui está mais uma. Obrigado pela partilha e parabéns pelos 6kg e pelo bébé. Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Uau mas que bem que a grávida se está a portar, eu tive muita fome, engordei 4x esses 6kg....

    ResponderEliminar
  5. Hi, thanks for the kind comment :)
    I love your blog!What a great mix of flavours and colors!
    Wow, these cookies are really interesting, thanks for sharing the recipe!
    I’m a new follower!!
    XXX

    ResponderEliminar
  6. Além de ter gostado muito das tuas bolachinhas, ou não fosse eu uma grande fã de tudo o que leve alfarroba, queria dar-te os parabéns pelos 8 meses de gravidez cheia de saúde. Porque as pessoas normalmente preocupam-se muito com o peso durante a gravidez, não pela saúde, mas pela linha. ser mãe é cuidar desde o início, a tua saúde está a transmitir saúde para o teu bebé e é como dizes, não pode haver melhor recompensa do que essa.
    Vais ser uma mamã toda linda, com um bebé habituado ao que é bom desde a barriga! :) :)

    ResponderEliminar
  7. Ana Rita,
    Por acaso acho que não estão lá muito bonitas... mas saborosas estão :D


    Queen of Hearts,
    Confesso que experimentei comer as bagas assim e não apreciei lá muito. Mas vou experimentar também juntá-las ao muesli que aí deve funcionar bem para mim :)


    No Conforto da Minha Cozinha,
    Obrigada :)
    Experimena que não te vais arrepender ;)

    3 B's,
    Também eu tenho uma fome descomunal :P Mas felizmente não sou de engordar, e comida mesmo não é o problema.
    O meu problema é que tenho imensaaaaa vontade a doces e isso pode ser problema sim por causa da diabetes. Felizmente estou a conseguir controlar-me - graças a receitinhas como esta que me ajudam a colmatar os desejos sem prejuízos de maior.


    meggY,
    Thanks a lot :)

    gasparzinha,
    Realmente preocupo-me com o peso é claro, mas preocupo-me sobretudo com a saúde do bebé. Tento perceber quais os alimentos com mais vitaminas e nutrientes benéficos para que ele possa ter tudo aquilo que necessita. E principalmente com a qualidade daquilo que como: de que me vale comer muitos legumes se estiverem todos carregados de quimicos e porcarias?!
    Obrigada pelas tuas palavras :)

    ResponderEliminar
  8. Not familiar with this would love to try some looks wonderful!

    ResponderEliminar
  9. GOSTO MUITO DO SABOR DA ALFARROBA, QUANTO AS BAGAS NUNCA PROVEI.
    AS BOLACHAS FICARAM LINDAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  10. Olha eu faço-as e adoro :)
    Quanto ás calorias sinceramente não sei, é somente uma questão de contabilizar.
    Bom e assim sendo viva ao pastel de nata no fim de semana, eh eh :)

    Bjo e Parabéns

    ResponderEliminar
  11. Muito bem estás a portar-te como deve ser, já eu engordei tanto como a Bichinha na minha gravidez porque tinha uma cegueira enorme por gelados de máquina,lol. E o resultado foi o excesso de peso, mas depois recuperei a forma mais fácilmente do que agora!!!
    Já tinha visto essa receita nesse blog, mas aqui tenho dificuldade em encontrar essas bagas, mas adoro farinha de alfarroba.

    Beijinhos e continua assim a fazer uma alimentação saudável e a partilhar connosco.

    ResponderEliminar
  12. Devem estar uma delicia e para além disso bem mais saudáveis que outras que fazemos, uma optima sugestão Su, obrigado por partilhares.
    Queria também aproveitar para te desejar, nesta recta final, tudo de bom e que tenhas um parto simples e rápido (as minhas 4 gravidezes foram assim entrava numa hora nasciam na hora seguinte hehehe) e agora é vê-los aqui pela casa, uns já crescidos outros malandrecos ainda (o mais pequeno com 2 anos), a darem alegria e sentido à nossa vida com o amor a renascer a cada dia...

    Beijinhos e tem um bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  13. Adoro bolachas, vou levar a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. You have a lovely, neat cookery blog! Found you through Mary's One Perfect Bite blog which I follow regularly.

    Duncan In Kuantan

    ResponderEliminar
  15. Oi querida
    Espero que esteja bem.
    Essas bolachas são uma grande e gostosa novidade para mim, pois não conhecia alfarroba e nem as bagas de goji!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  16. Já 8 mesinhos? Ena, está quase!
    Parabéns por teres toamdo tão bem conta de ti e do vosso mini.

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Oi Su!
    Acho super bacana quando as grávidas se preocupam em ter uma alimentação saudavel nesse periodo tão importante...muito boa a receita.
    Como sabe, sempre estou por aqui, sou sua fã e de suas receitas maravilhosas.
    Qualquer dia, ficaria muito honrada se fosse me visitar e se gostar me seguir...
    Bj,
    Marcela.

    ResponderEliminar
  18. Curiosamente aqui há dias encontrei destas bagas num supermercado perto da minha casa e onde vou regularmente. Nunca as tinhas visto, não conhecia de todo. Fiquei realmente curiosa, e estive quase tentada a trazer uma embalagem. Mas depois achei que seria melhor primeiro encontrar alguma informação. Agora encontro aqui uma receita e informação com as ditas bagas!
    Quando voltar ao supermercado vou comprar. Gostei da ideia destas bolachas, e como gosto muito de alfarroba, gostaria de experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. ""Nice sharing. Find latest Jobs in Asia,Europe,Africa & Gulf and all over the world at http://toppakjobs.blogspot.com""

    ResponderEliminar