Salada de Beterraba, Maçã e Iogurte natural

E é isso, não há muito mais a dizer. Esta é uma saladinha muito simples - nem chega a ser propriamente uma receita - mas como é das minhas favoritas aqui vos deixo a ideia.

Já vos tinha deixado aqui informação sobre a beterraba,  mas nunca é demais relembrar os beneficios dos alimentos.

Beterraba
"O doce sabor da beterraba reflecte o seu elevado teor de açúcar tornando-os uma importante matéria-prima para a produção de açúcar refinado, pois eles têm o maior conteúdo de açúcar de todos os legumes, mas ainda assim são muito baixas em calorias.
O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho betacianina também é um poderoso agente de combate ao cancro. As Beterrabas têm eficácia contra cancro de cólon, em particular, como tem sido demonstrado em vários estudos.
Contém quantidades significativas de vitamina C, um poderoso antioxidante natural o que ajuda a limpar corpo dos radicais livres, um dos motivos para o desenvolvimento de cancros.

Beterrabas são especialmente ricas em folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em folato é especialmente importante durante a gravidez, uma vez que sem ácido fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural. A necessidade diária de ácido fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de folato."
Fonte daqui

Maçã
"As maçãs pode ser aproveitada por inteira. A sua maior concentração de vitamina C esta na casca, e esta parte que é desperdiçada pela maioria das pessoas. Rica em vitaminas (A, B1, B2, C e E). e sais minerais tais como: cálcio, cobre, ferro, fosforo, magnésio e potássio. E ainda é rica em fibras, solúvel e insolúvel e mais dois terços desta fibras e antioxidante também esta na casca, é mais um motivo para comer a maçã com a casca. E contém fotoquímico como: os fenólicos, betacaroteno,  flavonóides, incluindo quercetina e floridzina (os quais tem um papel importante no combate ao câncer e doença cardíaca.

Cancro do cólon  – Um estudo sobre células de cancro do cólon, os flafonóides associados às maçãs como inibidora o crescimento e proliferação das células cancerígenas.
Colesterol – Sua fibra possui propriedades que ajuda eliminar o má colesterol.
Distúrbio intestinais – Por ser rica em fibra possui propriedades reguladores do intestino, e é indicado comer crua ou cozida e preferencial em jejum.
Depurativo do sangue – O seu conteúdo com acido malico e pectina auxilia na eliminação das toxinas e detritos provenientes do metabolismo.
Diabetes – Experiência mostraram que diabéticos que consumiam maçãs tinham níveis de glicose menores, devido ao conteúdo de fibra solúvel das mesma.
Mau hálito - A maça desinfecta a boca, ela é considerado com uma escova natural dos dentes, ao morder uma maçã elimina até 80% das bactérias existente na boca.
Nas vias respiratória – O caldo ou suco natural de maça ajuda a eliminar catarro. E maça assada ou crua é indicado nos casos de asma, bronquite e tuberculose.
Perda de peso – Uma pesquisa feita na Universidade Estadual do Rio de Janeiro revelou que mulheres com excesso de peso que incluíram três maças por dia na sua alimentação pobre em gorduras perderam mais peso do que as mulheres que não incluíram.
Saúde cardíaca – É indica duas maçãs por dia pode ajudar e manter problemas cardíaco. Pesquisadores descobriram que cada dez grama de fibras consumida reduz cerca de 14% na doença cardíaca. Outros pesquisadores acompanharam homens com o risco desta doença durante cinco anos. Descobriram que os antioxidantes e flavonóides existente na casca da maçã contribui para a diminuição do risco de desenvolver este problema cardíaco.
Saúde cerebral – A maçã é um alimento excelente para atividades do cérebro, por uma simples razão é rico em ácido fosfórico, sendo facilmente digerível. Estudos revelaram o habito de comer maçã e seus derivados pode proteger contra perda de memória. O suco de maçã concentrado previne um aumento de danos por oxidação dos tecidos cerebrais."
Fonte daqui




Ingredientes

  • 1 Maçã de qualidade a gosto
  • 1 Beterraba cozida e descascada
  • 1 Iogurte natural
Preparação

1. Cortar a maçã em pequenos cubos, bem como a beterraba.

2. Misturar a maçã, a beterraba e o iogurte natural e envolver bem.


Bom Apetite, Su

5 comentários:

  1. Su é só comidinha saudavel que nos trazes e sempre com optimo aspecto :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. lovely this looks awesome, I am eating alot more salads this time of the year... dieting for the beach! have a grea day!

    ResponderEliminar
  3. Sú, cada vez mais gosto de ler o teu blog tens só coisas boas e saudáveis e ao contrario de muito blogs que só gostem de mostrar sobremesas açucaradas e que nos incentivam a perder a cabeça.
    Tenho um gosto especial por beterraba e gosto de adicionar às minhas saladas pois tenho-as sempre assadas no frigorífico.
    Adorei a tua salada super saudável.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nella traduzione mi viene difficile capire, ma fai bene a ricordare gli effetti benefici dei prodotti descritti, l'insalata mi sembra ottima. Bacio.

    ResponderEliminar
  5. Colorful, healthy, tasty and simple, that's my kind of recipe. I am a huge salt fun so I would need to add some salt to it too ;)
    Cheers!
    heguiberto
    weirdcombinations.com

    ResponderEliminar