Caramelles au Salmon

Um nome francês numa receita dá-lhe sempre um toque especial, não é?

Hoje faço o post em direto, a partir da minha varanda. Sento-me na mesa de madeira, com uma torrada e uma chávena de leite com café, enquanto a sombra do chapéu me protege do sol que hoje lá se vai mostrando por trás das nuvens mais atrevidas. Está uma temperatura tão agradável…
Tento relaxar e saborear as vantagens de poder trabalhar a partir de casa o que, nesta fase, é uma benesse muito bem vinda.



Desde que descobri a massa fresca, não me canso de experimentar formas e recheios novos. A ideia de fazer raviolis em forma de rebuçados veio do livro Cozinhar com Jamie Oliver, mas optei por fazer um recheio e molho de recriação própria.
Para quem, como eu, adora queijo creme e salmão esta é, definitivamente, uma receita a experimentar. E modéstias completamente à parte, achei que fica com uma apresentação lindíssima. Leve, fresca e com as cores vibrantes dos pequenos tomates cherry, quase nos transporta às vinhas belíssimas do interior de Itália.







Ingredientes

  • Massa fresca
  • Queijo creme fresco Natural
  • Salmão fumado
  • 2 folhas de Salva
  • Sumo de limão
  • Sal e pimenta
  • 1 noz de creme vegetal (usei Alpro Soya)
  • 1 dente de alho picadinho
  • Tomates cherry a gosto
  • Creme balsâmico (opcional)

Preparação

1. Esticar a massa fresca e dispor numa superfície polvilhada de farinha. Cortar pequenos rectângulos e  pincelar com água nos rebordos.

2. Juntar o queijo fresco, o salmão picado, a salva picada e o sumo do limão. Temperar de sal e pimenta e envolver bem formando uma pasta.

3. Colocar 1 c. sobremesa de recheio no centro de cada rectângulo e enrolar dando a forma de um rebuçado.

4. Aquecer um pouco o creme vegetal e assim que começar a borbulhar adicionar o alhinho picado e deixar 1 minuto. Juntar os tomatinhos cherry e deixar amolecer.
Temperar com sal e pimenta e um fio de balsâmico (opcional)

5. Cozer a massa em água fervente durante cerca de 5 a 6 minutos - leva um pouco mais tempo para que as extremidades do 'rebuçado' cozam bem - e sirvir com o salteado de tomates.



Bom Apetite, Su

12 comentários:

  1. A apresentação da tua refeição abre logo o apetite, excelente!

    ResponderEliminar
  2. Su, está com uma apresentação magnifica, e deve ser realmente uma delicia!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Su, vim ao teu blog na hora certa... ou não :) Estamos na hora do almoço, já tenho alguma fominha e tu com este pratinho delicioso a rir-se para mim :)

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Sú, cada vez que venho aqui fico cheia de fome só de olhar para as tuas fotos. Retratam a realidade e fiquei bem interessada nessa receita. Parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou maravilhosa! Adorei a receita e tenho certeza que devia estar divino. Tenha um excelente fim de semana,. Um abraço, Marta.

    ResponderEliminar
  6. Su, realmente o título em francês tem sempre aquele pequeno toque de requinte. Tenho uma receita para sair um dia destes cujo título está em italiano, o que também soa bem :) Quanto à receita propriamente dita, adorei. Comprei uma máquina de massas há pouco tempo e ando viciada. Qualquer dia saem "rebuçados". Beijinhos e aproveita bem estes últimos dias de gravidez. O cansaço está quase a começar. Mas é um cansaço delicioso.

    ResponderEliminar
  7. Amei esta receita! Além de linda me parece muitíssimo apetitosa!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderEliminar
  8. Receita com uma apresentação muito bonita!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  9. ottime ed originali...buon pietto e belle le tue presentazioni...ciao. max. http://max-blogdimax.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Só de olhar apetece comer.. Ficou fabuloso!!!
    beijo

    ResponderEliminar
  11. Apresentação maravilhosa. Excelente comida!

    ResponderEliminar