Provavelmente a minha favorita...

O grande dia vai-se aproximando quase sem darmos por isso. A fase pré-parto do curso de preparação está praticamente a terminar, a malinha está feita e pronta para que a qualquer momento possamos seguir para a maternidade, a creche marcada – ou não fosse eu a planeadora que precisa de tudo bem organizado para se sentir confortável - o papá extremamente ansioso para conhecer o seu rebento e a mamã calma e serena e com muita vontade de chegar a hora.

Curiosamente, muito mais do que a hora do parto – pela qual até anseio na verdade – aquilo que me vai causando algum stress são temas mais relacionados com a fase do pós-parto:
- Conseguirei lidar bem com o stress de um recém-nascido e manter-me calma para lhe transmitir a tranquilidade que ele necessitará?
- Será que vou ser afectada pela melancolia e sintomas de depressão pós-parto comuns dessa fase?
- Irei ter muitos problemas até conseguir finalmente amamentar corretamente o meu bebé?
- Terei a tranquilidade e privacidade tão importantes nos primeiros tempos, sem ser necessário ser desagradável com os amigos/familiares que não compreenderem isso?
- Conseguirei recuperar a minha forma física que tanto anseio novamente?
- Serei uma boa mãe? Saberei corresponder às necessidades todas dos meu bebé?

Enfim, há um bilião de dúvidas que me assolam e que julgo serem perfeitamente normais. Mas no final do dia acredito e tenho a certeza que os meus instintos serão o meu fio condutor para garantir o que é melhor para ele, porque nunca ninguém saberá o que é melhor para o seu bebé do que os próprios pais.

Por isso, e enquanto não chega o dia, o melhor mesmo é relaxar, descontrair e descansar. E procurar algum conforto na comida.
Esta sopa é provavelmente a minha sopa favorita – sou completamente aficionada por tomates -, fácil e rápida de preparar é uma verdadeira sinfonia para o meu palato. Gosto da acidez e por isso não lha corto com qualquer tipo de açúcar como é comum nesta sopa, e gosto da textura não totalmente cremosa.




Sopa de Tomate e Mangericão


Ingredientes 
  • 1 cebola
  • 2-3 tomates maduros
  • 1 lata de tomate pelado
  • 3-4 folhas de Mangericão
  • Azeite q.b
  • Sal

Preparação

1. Dar dois golpes em forma de cruz em cada tomate maduro, colocá-los numa taça e cobri-los de água a ferver. Deixar por 2-3 minutos. Remover então a pele de cada um deles e cortar em pedaços.

2. Com o copo da bimby em funcionamento na vel 5-6, introduzir pelo bucal a cebola de forma a picá-la.

3. Adicionar um fio de azeite e programar 3 minutos, T100, vel 1.

4. Juntar o tomate picado e todo o conteúdo da lata de tomate. Juntar ainda as folhas de mangericão. Programar 10 minutos, T100, vel 1.

5. No final juntar água até obter a consistência desejada e temperar de sal. Programar mais 10 minutos, T100º, vel 1.

6. No final triturar durante alguns segundos na vel 7-8. Servir com umas folhas de mangericão e/ou alternativamente com um pouco de de queijo de cabra desfeito.


Bom Apetite, Su

19 comentários:

  1. Su, vais ver que vais ser a melhor mãe do mundo, rápidamente aprendemos a cuidar dos nossos bebés na perfeição.
    Uma hora pequenina, como se costuma dizer, e tudo de bom para a vossa família, ter um bebé é uma benção!!!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente pareces ter tudo super bem preparado. E quanto às perguntas que fazes a ti própria, são as perguntas que passam por todas as mulheres que vão ser mães. Só com a chegada do bebé poderás responder a algumas delas, mas com calma todos os pequenos "stresses" se resolvem. Quanto à forma fisíca não pareces ter nada com que te preocupar. Nas fotos que já mostraste estás LINDA, continuas em forma, apenas tens a tua barriguinha:) E sobre as outras questões, pareces ter um marido fantástico que está a teu lado para tudo. Isso fará de certeza com que o teu menino esteja num ambiente calmo e tranquilo. bj:)

    ResponderEliminar
  3. Todos os teus receios são apaziguados quando tiveres o teu bebé nos braços, é o melhor sentimento que se pode ter!

    Parabéns pelo sopa, tem uma cor fantástica.

    ResponderEliminar
  4. Vai correr tudo bem. Tb fui mãe pela segunda vez à 15 dias. Prepara-te para a amamentação. Para mim foi sempre o mais complicado. Dar peito é doloroso mas nós fazemos tudo pelos filhotes :) Aproveita bem estes ultimos dias porque nunca mais vais voltar a vive-los :)
    Tudo a correr bem :) Su

    ResponderEliminar
  5. Uma sopa perfeita para esta espera feliz! Que tudo corra bem!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que rica e deliciosa estaria essa sopinha Su, que cor linda...
    Quanto aos teus anseios e receios vais ver que tudo esqueces quando o tiveres nos braços, vão-se todas as dúvidas e tudo sai tão naturalmente que é aí que está a verdadeira beleza e grandeza de sermos mães, o instinto cuida de tudo...

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  7. O importante é relaxar e não pensares demasiado.
    Vais ver que o ser mãe é instintivo e nem precisam de te ensinar!!!
    Curte tudo e aproveita ao máximo, o resto vai se fazendo!!

    bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Wonderful photo's and one of my favorites too!

    ResponderEliminar
  9. Su a verdade é que depois de teres o teu bébé ao teu lado vais saber fazer tudo e dar tudo na perfeição :)
    A sopinha ficou deliciosa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Eu também gosto muito de sopa de tomate.
    Vais sair-te muito bem com o teu rebento! Eu anseio por chegar o meu dia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Confesso que partilho de todos esses pequenos receios de que falaste (contudo, achei piada ao 4º, porque é realmente algo que me preocupa, embora não ouça muitas vezes este receio às pré-mamãs), embora eu não esteja tão perto de saber as respostas como tu. Mas, apesar de não ter a experiência, que te pode sempre confortar em forma de conselho, uma coisa sempre te posso dizer: que acho SINCERAMENTE que vais sim conseguir todos esses pontos que focaste. Porque tens a serenidade em ti, e a racionalidade, e o equilíbrio. E a forma, não tenho a menor dúvida que volta rapidinho. Fica tudinho na maternidade (no teu caso). :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Su, minha flor; vim retribuir a sua visita no Meu Tacho.Sejas sempre bem vinda!

    E esta sopinha está fantástica...! Adoro todos os tipos de sopaas. Pra mim, tomate e manjerição faz uma combinação perfeita.Adoro!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Elia,
    Quero acreditar que sim. Muito obrigada :)

    Rita G.,
    No que depender da preparação, planeamento e organização, não me irei sair mal. Mas nem sempre assim é. Mas sim, com tranquilidade penso que tudo se encaixará devidamente.
    Quanto à forma física, obrigada, espero realmente voltar a ser eu :P
    E quanto ao marido, sem dúvida que não poderia contar com um companheiro/pai melhor do que ele :D Ele é um dos meus grandes orgulhos.
    Obrigada pelas tuas palavras.

    Luísa
    Não tenho dúvidas algumas que o seja :)

    Susete,
    Muitos parabéns :)
    Espero que esteja a correr tudo bem com o bebé.


    sabores com contraste,
    Muito orbigada, beijinhos.

    paula MARIANA,
    Também já me mentalizei que o instinto será sempre o meu melhor conselheiro.
    Beijinhos :)


    Ana Rita,
    Acho que tens toda a razão, às vezes penso demais nos receios futuros e no final de contas é sempre melhor do que tinha pensado.
    Beijinhos

    Pegasuslegend,
    Once again, thank you :)

    Monisilva
    Espero que sim :)
    Beijinhos e obrigada.


    Cidália,
    Não tenho dúvidas que chegará ;)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  14. Su, todos os nossos receios desaparecem assim que temos os filhos nos braços. É preciso é calma e paciência, porque nunca mais vai ser como era, mas acredita que será muito melhor, apesar das noites mal dormidas, duvidas e incertezas, é o melhor da vida!

    Essa sopa está linda, que cor tão apelativa
    Beijinhos e muitas felicidades

    ResponderEliminar
  15. Su, só hoje conheci o teu blogue (através da Susana, Belina da Ilha). Estou fascinada com as receitas, as fotografias, as palavras. Adorei as tuas fotografias da gravidez! Lindas! Lindas! Em relação aos receios, penso que todas passamos por eles (eu, pelo menos, passei), mas só te posso dizer que passam e que o momento em que vires o teu bebé pela primeira vez anula tudo. E o primeiro sorriso. E o primeiro dente. E a primeira palavra. E os primeiros passos... Um beijinho e boa sorte. Gostei muito de te "conhecer".

    ResponderEliminar
  16. Su,
    Como não sou mãe não tenho realmente nenhum conselho para te dar, mas parece-me que as tuas dúvidas sejam normais, acho que estás até bastante calma. (Eu control freak como sou, já estava a subir pelas paredes.) Vais ver que vai correr tudo bem, e em menos de nada todos os teus receios deixarão de ter importância.

    bjs e aproveita bem o fim-de-semana

    ResponderEliminar
  17. Su vais ser uma mais excelente, as dúvidas que tens tb tive, qd a bebé nasceu parece que tudo se torna claro, o tempo e algumas dicas tb foram óptimas.
    a sopa está hummm! delicia.
    Que tenhas uma hora pequenina.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. la zuppa è fantastica e molto profumata...e ate ti auguro per l'avvicinarsi del bel momento tutto il bene di questo mondo...ciao e buona domenica.

    ResponderEliminar
  19. Love tomatoes and basil together!
    Can't wait for the summer when tomatoes taste like heaven!
    Cheers,
    Heguiberto

    ResponderEliminar