Salmão com Molho de Frutos Silvestres e Dijon

Um destes dias é o dia. Não sei quando exatamente, mas o Rafael está pronto a nascer. As caminhadas têm sido uma constante depois do almoço e do jantar, e confesso que o peso da barriga já é demais para as minhas pobres perninhas.
Vou usando e abusando, também, dos condimentos, especiarias e sabores picantes com esperança de que realmente ele venha cá para fora para me aliviar o desconforto, mas sobretudo porque mal posso esperar para lhe conhecer o rosto, os traços, a personalidade.

E foi assim que, inspirada por alguns cantos e recantos, me inspirei para dar um toque mais picante ao meu, tão amado, salmão.
O resultado? Simplesmente fantástico, picante como se queria, e este molho vai perfeitamente com uma carne vermelha da mesma forma que foi com o salmão. Definitivamente para repetir… antes e depois do bebé nascer.




Ingredientes

  • 1 Lombo de salmão
  • 1 c. sopa de compota de frutos silvestres
  • 1 c. sopa de vinagre balsâmico
  • 1 c. sopa de mostarda Dijon
  • 1 c. chá de flocos de piri-piri
  • Sal e Pimenta q.b.

Preparação

1. Temperar o lombo de salmão com sal e pimenta e dispôr num quadrado de folha de aluminio. Fechar, tendo o cuidado de deixar espaço para que o vapor circule, e levar ao forno pré-aquecido a 220º por 15 minutos.

2. Numa frigideira colocar a compota, o vinagre, mostarda e os flocos de piri-piri e aquecer. mexendo sempre até que se forme um molho homogéneo. Deixar reduzir um pouco.

3. Servir o lombo de salmão com o molho por cima. 

Bom Apetite, Su

13 comentários:

  1. Su que corra tudo bem com a "saída" do Rafael ao mundo... que seja muito feliz e com uma mamã que cozinha tão bem já ele é feliz e não o sabe.
    Ficou um belo prato.
    Boa sorte. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está quase quase:) bj e boas caminhadas!

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Su, como sei bem como é essa ansiedade e esse peso de que nos queremos ver livres só para o podermos tocar, acariciar e carregar mas nos nossos braços no nosso regaço e conhecer finalmente a vida que gerámos com tanto amor. Espero mesmo que seja logo logo querida e que depressa nos venhas dar essa boa noticia carregada de muita felicidade.

    Este salmão está um primor e já imagino a delicia, obrigado por partilhares,

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  4. Su, além de querer elogiar o fantástico aspecto desse salmão, queria também desde já (pois nunca se sabe) deixar aqui os meus votos de um excelente hora e que tudo corra bem, como não tenho a menor dúvida que vai correr. Estou ansiosa por que o Rafael venha para os teus braços rapidinho, encher ainda mais o teu coração desse amor maior. :)
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Deve ter ficado delicioso o aspecto ficou optimo.

    bjos, felismina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Su quando menos esperares tens o Rafael nos teus braços :) este salmão ficou divino e muito bem condimentado :) Será que é dest? :)

    Beijinho grande e desejo que tudo corra bem

    ResponderEliminar
  7. Que muito em breve tenham o Rafael nos braços :)
    Felicidades, minha querida!

    ResponderEliminar
  8. O salmão ficou com um aspecto delicioso, apesar de eu não ser apreciadora de comidas picantes.
    Espero que corra tudo bem e que tenhas uma hora pequenina!

    ResponderEliminar
  9. Sú, não abuses demais dos picantes para que o teu bebe não saia muito irritadiço!lol Não sei até que ponto será prejudicial, o melhor é esperares calmamente que quando a hora chegar ele avisa.
    Desejo-te muitas felicidades e que essa hora seja de muita alegria.

    Quanto ao salmão, já somos duas apaixonadas pelo mesmo... adorei a tua receita e até estou já a imaginar adaptá-la à bimby.

    Beijinhos amiga.

    ResponderEliminar
  10. Olá Su,
    lembro-me bem desse desconforto de final de gravidez... mas depois tive tantas saudades da minha barriga!... amei muito estar grávida, é um estado diferente de tudo.
    Espero que o teu encontro "cara-a-cara" com o doce Rafael seja em breve.
    Agora falando do teu salmão, ficou com um aspecto muito bom. Salmão está no topo dos meus peixes preferidos e gosto de o cozinhar de várias maneiras. Acho que é um peixe bastante versátil.
    Beijinhos enormes e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  11. SU EU ADORO SALMÃO E O TEU FICOU FANTASTICO, LINDO, PERFEITO.

    DESEJO-TE UMA BOA HORA QUE SEJA CHEIA DE FELICIDADE.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Salmone e frutti di bosco, dev'essere buonissimo...mai assaggiato, lo proverò, ciao. Max del blog di Max, in anonimo perchè ci sono problemi con blogger...

    ResponderEliminar
  13. Olá Su, conheci este blog através de um comentário que deixou no not so fast cooking e adorei! Fiquei maravilhada com as suas receitas!
    Hoje experimentei esta e AMEI!!!
    Parabéns pelo blog e pelo bebé que, curiosamente, tem o nome do meu filho mais novo!
    Beijinhos
    Dora

    ResponderEliminar