Risoto de Portobelo - adaptado à Bimby

Somos fãs de risoto cá em casa, especialmente do risoto de cogumelos.
O risoto requer um método de cozinhar especifico, e a minha dificuldade foi adaptar esse método à bimby quando adquiri a máquina há 1 ano e meio. Acreditem que não se encontrava em lado nenhum, ao contrário de hoje,  receitas de risoto adaptadas à bimby, pelo que decidi eu própria aventurar-me na experiência.

Esta é então a minha receita base e funciona sempre na perfeição. Para quem não tem bimby, basta usar o método tradicional de fazer o risoto.







Ingredientes

  • 1 cebola
  • Creme vegetal (usei Alpro Soya)
  • Vinho branco q.b.
  • Arroz Arborio q.b.
  • 1 caldo de legumes Natura  
  • Cogumelos Portobello
  • Sal

Preparação

1. Com o copo da bimby em funcionamento na vel 5-6, introduza pelo bucal a cebola de forma a picar. Junte uma noz de creme vegetal e programe 3 minutos, vel 1, T 100

2. Coloque a borboleta, adicione os cogumelos partidos em quartos, o arroz e o vinho branco e programe mais 3 minutos, T 100 vel colher inversa.

3. Dissolva o caldo natura em água a ferver e assim que o tempo anterior terminar, junte o caldo ao arroz. O caldo deve ser o necessário para a quantidade de arroz, mas deve colocar-se sempre um pouco menos e juntar mais no final de for necessário.
Programar 11 minutos, T 100, vel 1. O tempo aqui também varia consoante a quantidade de arroz pelo que poderão programar apenas 8 minutos e depois ir programando mais até ficar cozinhado.

4. Adicionar uma noz de creme vegetal e programar mais 1 minutos na velocidade colher inversa.
Servir de imediato


Bom Apetite, Su

10 comentários:

  1. Su, que belo risotto, é um prato que também gostamos imenso. Quanto às receitas de risotto, adaptadas à Bimby, procura no Forumbimby que tens lá imensas, foi de lá que tirei as 1ºs dicas quando comprei a minha à 4 anos e desde ai é sempre lá que faço e funciona na perfeição.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. SOU APAIXONADA POR RISOTO E ESSE COM PORTOBELLO DEVE FICAR SUPER DELICIOSO!
    LINDAS FOTOS!

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de risottos, o que mostras ficou mesmo excelente!

    ResponderEliminar
  4. Hum... Eu adoro risotto, e adorava experimentar fazer em casa, mas tenho realmente receio de me sair mal. Inclusive, tenho um pacote de arroz carnaroli que acho que se vai estragar um dia destes. O meu problema são mesmo as quantidades, os tempos de cozedura também. Oh well - acho que vou ter de pesquisar mais um bocadinho antes de ter coragem de tentar.

    ResponderEliminar
  5. Também tentei adaptar os risottos à Bimby, mas nunca cheguei a conseguir. Vou experimentar a tua receita, vamos ver se finalmente consigo fazer um bom risotto na bimby :)

    ResponderEliminar
  6. Una delicia! un plato estupendo!
    Saludos Da & Mer

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabens pelo Rafael :) 'e lindo!
    Tens aqui um blog super catita! receitas de por agua na boca :)

    ResponderEliminar