Creme de Espargos com Pescada

Depois de um belo fim-de-semana romântico com direito a um jantar no Choupana Gordini, sinto-me completamente renovada e cheia de energia para os próximos dias. Apetece-me inovar, inventar e re-inventar e quer-me parecer que esta semana será cheia de novas experiências na cozinha.
Por hoje deixo um prato bem reconfortante a antever a chegada do outono e dos dias menos quentes. Um creme tão suave que poderá servir, eventualmente, também para o bebé.






Aproveito ainda para deixar uma novidade acerca do Rafael, que para nós pais é um marco significativo no crescimento dele. Aos 3 meses e meio, o pequeno já dorme desde há uma semana no quartinho dele desde as 23h às 7h30/08h. E claro... dorme ele e durmo eu, como não haveria de me sentir enérgica e fresca?!

Ingredientes

  • 1 molho de espargos verdes
  • 1 punhado cheio de coentros frescos
  • 1 corgete média (ou 1/2 de uma gigante como eu usei)
  • 2 postas de pescada
  • 1 c. sopa rasa de farinha integral 
  • Sal
Preparação
 1. Arranjar os espargos, cortar em metades reservando algumas cabeças para guarnecer. No copo da bimby colocar 800 gr de água. Colocar o peixe e os espargos no cesto e programar 10 minutos, vel 1, T100º.

 2. Retirar o cesto e retirar metade da água, reservar a restante. Acrescentar a corgete partida em pedaços pequenos, os coentos e os espargos e uma pitada de sal. Programar 15 minutos, T 100º, vel 1.

3. Limpar o peixe de pele e espinhas. No final do tempo do passo anterior, juntar cerca de metade da pescada e a colher de farinha. Triturar durante cerca de 1 minuto na vel 7-8.

4. Retificar os temperos e servir guarnecendo com o restante peixe e as cabeças de espargos reservadas.

 Bom Apetite, Su

14 comentários:

  1. ESSE CREME DE ESPARGOS FICOU BEM TENTADOR.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha Sú, o Rafael mesmo um amor! Se há coisa que não tenho saudades são das noites mal dormidas que o meu filho nos deu. Mas foi só mesmo isso, por o resto tenho muitas saudades. Pelo menos recompensou ele ser muito calmo e bonzinho no crescimento,lol. Aproveita bem esses momentos com o teu filho, porque passam muito depressa.

    O teu caldinho parece-me muito delicioso e os pratos são encantadores.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que sopa deliciosa. Está já na lista para fazer!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parece-me delicioso...linda apresentação...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Su,
    Espero que tenhas tido umas excelentes férias. Eu náo vivo sem sopas, de Verão ou Inverno, e acho excelente esta tua sugestão que para mim é o suficiente para uma refeição.

    Os meus parabéns tb pelas novidades do Rafael, no seu quartinho é que ele está bem, és mesmo o meu estilo de mãe :)

    bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. O creme deve ter ficado delicioso.
    E quanto ao Rafael, já dorme a noite toda aos 3 meses e meio? Que sorte a vossa!! :-) Aproveita bem.
    O meu filho também não foi mau para dormir, mas só aos 6 meses e meio é que começou a dormir a noite toda, e mesmo assim de vez em quando acordava e chamava-nos para pôr a chucha. Vamos ver se a mana que vem a caminho também vai ser assim. :-)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Não me posso queixar de noites mal dormidas de nenhum dos meus 3 filhos por isso sei o que é bom ...
    Quanto ao creme, os espargos e eu...não somos muito chegados.já tentei e forcei me a comer mas não lhes acho piada!!!Pode ser que o paladar mude entretanto...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Su este creme esta delicioso, gostei da apresentação.
    O Rafael é um queridinho, deixa a mamã e o papá descansarem à vontade, obrigado por partilhares as novidades.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Anasbageri,
    Sim, tal como tu, sopinha é sempre bem vinda. Por vezes até me esqueço do calor que faz e depois dá mau resultado porque fico mesmo cheia de calor.
    Quanto ao estilo de mamã, posso dizer-te que sou uma mamã bem tranquila e relaxada e julgo que isso transpira para o bebé. E quanto a dormir no quartinho dele é algo que penso que ele se adapta melhor agora do que mais tarde.

    Susana,
    É verdade, nem eu própria estava à espera que fosse tão cedo. Mas julgo que o truque foi o ter passado para o quartinho dele. Não pede xuxa, adormece sozinho e pela manhã acorda sempre bem disposto e todo sorridente. A pediatra já nos disse que não fazemos outro igual.

    Ana Rita,
    Pois, eu já me mentalizei que o próximo rebento será um terror já que o Rafa é tão pacifico. Mas a julgar pelo teu exemplo pode ser que tenha sorte :)
    Quanto aos espargos, podes sempre fazer este creme com outros legumes certamente resulta muito bem.

    Moni,
    Obrigada, e sim, o Rafael é um mimo de bebé. Só espero que ele não se esteja a guardar para daqui a uns tempos e depois vire um terror :D

    ResponderEliminar
  10. As sopas cá em casa são sempre muito apreciadas!
    E olha que bonzinho a fazer assim a noite inteira no seu próprio quarto!

    ResponderEliminar
  11. É tão bom quando os bebés dormem assim, a minha filha a partir de um mês de idade começou a dormir tão bem, não sei o que é perder uma noite.
    Quanto á sopa está com um excelente aspecto
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Che meraviglia di posto e che bontà sdi piatto...complimenti per questo bllissimo post...ciao.

    ResponderEliminar
  13. Que chic! Tudo belíssimo!
    Que maravilha o Rafael ser tão tranquilo!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  14. Tudo perfeito neste post, Su: as fotografias charmosas, o creme, a louça em que foi servido e um bebé amoroso, que dorme e deixa a mãe dormir. O meu filho era assim. Dormia e deixava-nos dormir. E também o pus no seu quarto cedo. Acho que é importante para eles e para os pais. E não é por isso que os amamos menos, não é verdade? Um beijinho e parabéns. Por tudo.

    ResponderEliminar