Pizza Caprese

E eis que, depois de vários dias ansiando por ela, surge a sexta-feira. A sexta-feira é aquele dia em que vamos trabalhar de forma mais casual, é o dia que antecede o tão ansiado fim-de-semana em que poderemos aproveitar a nossa família. A sexta-feira é o dia com uma magia muito própria que não se vê mas sente-se.
E é na sexta-feira que começa a diversão. E um programinha à noite com uma pizza caseira acompanhada de um bom filme é razão mais do que suficiente para desejarmos a chegada deste dia.

Pizza Caprese

A receita da massa foi retirada do MasterChef Austrália e superou as expectativas. Fiz duas pizzas, uma de massa mais fina para o Nuno que ficou extremamente estaladiça e crocante, e esta caprese para mim que ficou um pouco mais fofa.  
Esta é uma pizza Light mas verdadeiramente deliciosa, porque pizza não tem de ser sinónimo de gordura e calorias em quantidade exagerada. Aqui fica a sugestão.


Pizza Caprese

Pizza Caprese


Ingredientes

Massa
  • 700 gr farinha tipo 55
  • 14 gr fermento fresco (ou 1 1/3 saqueta de fermipan) 
  • 1 c. sopa açucar
  • 400 gr água
  • 50 ml leite magro
  • 60 ml de azeite
  • 1,5 c. sopa de sal
Recheio
  • 1 mozarella light
  • Molho de tomate caseiro q.b.
  • Tomates cherry a gosto
  • Creme balsâmico a gosto
  • 4-5 folhas de mangericão

Preparação
1. Dissolver o fermento em água morna e misturar o açucar.

2. No copo colocar a farinha, a água, o fermento dissolvido, o azeite, leite e o sal. Misturar alguns segundos na vel 5-6

3. Programar 2 minutos vel. espiga.

4. Retirar a massa para uma superficie enfarinhada e acabar de amassar com as mãos. Formar uma bola, tapar com um pano de cozinha e deixar repousar por 15 minutos.

5. Dividir em várias porções, formar bolas e tapar novamente com o pano. Deixar  levedar por 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 200º

6. Estender a massa (mais ou menos fina conforme o gosto) e espalhar um pouco de molho de tomate por cima deixando um rebordo na massa. Dispor os tomates cherry e salpicar com creme balsâmico. Levar ao forno até a massa ficar douradinha.
7. Colocar por cima o mozarella partido grosseiramente com a mão e levar ao forno mais 1 ou 2 minutos para derreter. No final decorar com as folhas de mangericão.
Bom Apetite, Su

20 comentários:

  1. Amiga, fiquei encantada com a tua pizza... estou de acordo contigo que sinónimo de pizza não tem de ser gordura e calorias! Nós que fazemos é que sabemos o que pomos lá dentro e eu também corto naquilo que acho que só faz mal e não faz falta.
    Fiquei curiosa com o molho balsamico, onde o encontras?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Susana,
    O creme balsâmico já se encontra em qualquer grande supermercado. Procura-o ao pé dos balsâmicos normais ou nas zonas Gourmet.

    ResponderEliminar
  3. Exelente blog, a visitar mais vezes. E esta pizza hmmm seria optima pra a hora do almoco :-(.

    ResponderEliminar
  4. Muito bonita a pizza. Há dias também fiz uma massa de pizza que me convenceu.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. BELA PIZZA, FICOU PERFEITA.
    BOA SEMANA
    BJ

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Aqui as sextas-feiras tb são dia favorito para "snuggle" no sofá, abrir uma garrafa de vinho e uma refeição mais casual, e pizza é sempre uma boa opção.

    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Que boa deve ter ficado...a julgar pelo aspecto magnifico!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu vi o programa ;)
    Eu também costumo fazer pizza caseira, e adoro sobretudo a riqueza e simplicidade dos sabores. Faço-as com um formato bem rústico, pouco redondinhas, gosto!
    Por acaso nesse programa tomei atenção que a massa leva leite, e a massa que eu estou habituada a fazer, não. Hei-de experimentar!

    ResponderEliminar
  9. Eu vi esse programa e a massa parece realmente boa! A pizza está perfeita e concordo plenamente que não tem de ser sinónimo de gordura e calorias, tudo depende do recheio que fazemos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Que óptimo aspecto.
    Vou levar a receita da massa da pizza.
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  11. As sextas á noite por aqui são também diferentes pk sabemos que no dia a seguir podemos estar todos mais tempo juntos e fazer o que nos apetece sem tempo contado!!
    As pizzas fazem as delicias dos meus filhos e dia de pizza é festa!!!

    Ficaram optimas as tuas!!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  12. Susana parabéns antes de mais pelo blog.. Adoro vir aqui e deliciar-me com as suas receitas que são uma fonte de inspiração para mim. Ainda bem que alguém tem boas ideias para pratos light, saudáveis e deliciosos. Uma sugestão para a massa da piza: experimente fazer com a massa do artisan bread. Fica realmente crocante e fininha e não leva gordura na composição :) Continue a inspirar-me :) Inês

    ResponderEliminar
  13. Essa pizza ficou magn´fica.
    Eu adoro pizza!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ficou com um ar bem gracioso!!

    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  15. Concordo contigo, efetivamente pizza não tem de ser sinónimo de calorias e aqui está um belo exmplo disso...ficou maravilhosa!! Prefiro igualmente a massa mais fininha, assim como a tua, adoreiiii!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Mi sembra che ti sia venuta ottima, una bella e buona caprese, ciao cara.

    ResponderEliminar
  17. Just beautiful, Su. Our favorite pizza...and so wonderful with sweet cherry tomatoes~

    ResponderEliminar
  18. Como dizes e muito bem, pizza não tem que ser cheia de gordura e calorias, e a prova está aqui. Gostei imenso da sugestão
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Eu vi o programa e fiquei a babar!! Agora, com a receita aqui tão à mão vai ser impossível não a fazer!
    Só tenho que comprar um azulejo como eles ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar