Scones Integrais de Aveia e Nozes

A minha mãe sempre foi uma senhora de peso… em todos os sentidos. Felizmente sempre se preocupou, e muito, com a alimentação da filha e os hábitos alimentares que me incutiu desde cedo foram sempre os melhores. É essencialmente a ela que devo a forma como encaro a minha alimentação.
Mas a minha mãe é uma (grande) cozinheira de profissão e como tal, e sendo que ela adora comer, o peso foi sempre um problema para ela.

Acontece que, no inicio deste ano e talvez devido à eminência da chegada de um netinho, ela decidiu-se – pela primeira vez – a iniciar uma dieta com o acompanhamento de um nutricionista. Em cerca de 5 meses perdeu 20 Kgs, um feito do qual me orgulho imensamente, e a luta continua ainda que agora de forma um pouco mais lenta – como é perfeitamente natural numa dieta deste tipo.

Scones integrais de aveia e nozes / Oatmeal and Nuts whole grain scones


E como é óbvio eu lá vou dando o meu contributo para garantir que, apesar das restrições calóricas, ela obtém os nutrientes e vitaminas necessários para a condição e idade dela. Vai daí, volta em quando, lá lhe faço uns docinhos baixos em calorias mas repletos de sabor e ingredientes que considero extremamente saudáveis.
Assim surgiram estes scones que foram aprovadíssimos por ela, por mim e até pelo Nuno – ainda que ele achasse que deveriam levar mais açúcar… mal ele sabe que açúcar não tinham nenhum…

Scones integrais de aveia e nozes / Oatmeal and Nuts whole grain scones

Scones integrais de aveia e nozes / Oatmeal and Nuts whole grain sconesCrocantes por fora e com pedacinhos de noz em cada mordida, foram uma agradável surpresa e ficaram na lista para repetir mais vezes. Com doce, manteiga creme vegetal ou apenas simples e quentinhos, são uma verdadeira delicia.

Scones integrais de aveia e nozes / Oatmeal and Nuts whole grain scones


Ingredientes
  • 130gr de farinha de trigo integral
  • Pitada de sal
  • 1/2 c. sopa de canela em pó
  • 1 c. chá de Fermento em pó
  • 1/2 c. chá de bicarbonato Sódio
  • 1 1,5 c. sopa de creme vegetal
  • 3 c. chá Adoçante liquido
  • 1/2 chávena de leite magro
  • 1 Ovo
  • 1 chávena de aveia em flocos
  • 1 chávena de nozes

Preparação
1. Pré-aquecer o forno a 200º

2. Picar as nozes dando alguns golpes no turbo. Reservar.

3. No copo colocar todos os ingredientes exceto as nozes e a aveia. Programar 10 segundos vel 5.

4. Juntar as nozes e a aveia e misturar mais alguns segundos na vel 5.

5. Com uma colher de sopa, deitar colheradas da massa num tabuleiro de silicone (ou papel vegetal) e dar uma forma arredondada.

6. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos. Retirar do forno e colocar sobre uma rede para esfriar (usei o tabuleiro fino da varoma). Servir com doce e/ou manteiga ou apenas simples. Guardar numa caixa hermética para consumo posterior.


Bom Apetite, Su

15 comentários:

  1. Parabéns à tua mãe que pelo seu feito! :D
    E a ti também por estes scones maravilhosos. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficaram óptimos! Super crocantes e saudáveis... :)

    ResponderEliminar
  3. ESSES SCONES FICARAM UMA DELICIA E SENDO INTEGRAIS AGRADAM-ME.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Su que resultado fantástico consegui-o a tua mãe, para fazer uma dieta é preciso muita força de vontade e depois também não é fácil mantê-la mas espero que tudo corra bem.
    Os scones é um bom miminho e para comer sem culpa.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Sú, que lindos ficaram! Saudáveis, crocantes, deliciosos. Um mimo para a tua mãe, que bem merece!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Congratulations to your mom on her weight loss! You healthy scones look beautiful...perfect with a wee bit of butter and jam :)

    ResponderEliminar
  7. Sú, admiro a tua mãe pela vontade que tem em mudar a sua postura tornando-se numa pessoa mais saudável e bem disposta, pois é o mais importante. Desejo que esse percurso corra às mil maravilhas.
    Esses bolinhos ficaram muito bonitos e pouco calóricos, aposto que ela adorou. Para mim o pior para a minha dieta são mesmo os biscoitos e bolachas...simplesmente não resisto! :(

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Che chic e che buoni...ciao e buona Domenica.

    ResponderEliminar
  9. Congratulations and hugs to ur mom!These scones are really perfect to share with her!I love them!Have a nice we ^^

    ResponderEliminar
  10. Su, muitos parabéns à tua mãe por o que já conseguiu, ela que nunca desista. Os scones estão com optimo aspecto e muito saudáveis
    Um beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por partilhares esta receita, Su! Adoro scones, mas não comia exatamente por não serem muitos saudáveis... Vou experimentar fazer! Vai postando essas receitas adaptadas para menos calorias e mais saudáveis, as tuas adaptações têm sido fantásticas! Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Olá menina
    Obrigada, mais uma vez, por tanta coisa BONITA
    e SABOROSA
    já experimentei fazer os s/ scones uma, e outra e outra vez! não preciso dizer que são REALMENTE MUITO bons, pois não!?!?!? divinais!
    os meus não ficaram crocantes
    felicidades P/ si e família
    mto grata por tudo o que "mostra"

    ResponderEliminar