Uma lasanha de outono e um regresso chuvoso...

Até o céu está em desalento, revoltando-se contra o meu regresso ao trabalho. E se eu já sentia falta das características típicas da estação outonal, confesso que ansiava por um dia de sol radioso para me alegrar o ânimo ao retomar a minha rotina profissional.

Acordar bem cedinho, com a escuridão ainda dona do dia lá fora, tomar o meu duche matinal, arranjar-me e alimentar o meu pequenino enquanto lhe explicava, suavemente, que hoje iria ficar com o papá mas que a mamã voltaria mais logo.



 
Hora de vestir a roupa formal de trabalho, pegar no portátil, chave do carro e mala e rumar às filas de trânsito típicas de dias de chuva. Rever os colegas, tentar atualizar os emails e recuperar os meses em standby enquanto bebo o meu primeiro café em 5 meses… já merecia.



 
E, como diz o meu querido marido, agora é voltar a viver por momentos. Esperar o final do dia em que volto para o meu bebé e aguardar pelo fim-de-semana que está mesmo à porta.
E então sim, saborear  o Outono em todo o seu esplendor, com todos os seus sabores quentes e aconchegantes como uma fabulosa lasanha de abóbora e batata doce assadas com toques de cebola caramelizada e salva perfeitamente estaladiça e crocante. E esta lasanha é algo realmente aconchegante e ao mesmo tempo deliciosa. Os sabores fundem-se de forma suave e revelam-se, precisamente, como aquilo que esperamos que seja.



Lasanha de Abóbora e Batata doce Assadas


Ingredientes

  • placas de lasanha
  • 1kg a 1,5kg abóbora cortada em cubos
  • 2 batatas doces médias, cortadas em cubos
  • 250 gr ricotta
  • 2 c. sopa de creme vegetal
  • 1 cebola vermelha finamente fatiada
  • 1 chávena de queijo parmesão ralado
  • 1 chávena de mozzarella light ralada
  • Sal
  • Pimenta
  • Noz moscada
  • Folhas de salva
  • Azeite q.b.

Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 180º

2. Colocar os cubos de abóbora e batata doce num tabuleiro de forno com papel vegetal e regar com um fio de azeite. Polvilhar com a noz moscada, sal e pimenta a gosto e envolver bem com as mãos. Assar por 50 minutos mexendo de vez em quando. Remover do forno e deixar arrefecer.

3. Colocar no copo da Bimby e reduzir a puré durante alguns segundos na vel 4-5. Reservar.

4. Num tacho colocar o creme vegetal, um fio de azeite e as cebolas  e deixar caramelizar em lume brando. Não usei a bimby aqui uma vez que queria o processo de caramelização que só se consegue ao lume.
Deixar arrefecer.

5. Numa taça misturar a ricotta, o parmesão, sal e pimenta e juntar o preparado anterior. Envolver até obter um creme barrável.

6. Num tabuleiro de forno colocar uma porção generosa do puré de abóbora e por cima espalhar porções da ricotta. Colocar uma placa de lasanha e repetir a operação. Finalizar com uma placa de lasanha e cobrir com o mozarella.

7. Colocar por cima algumas folhas de salva que irão ficar crocantes no forno. Levar ao forno por 30 a 40 minutos ou até o queijo ficar dourado.

* Receita adaptada daqui


Bom Apetite, Su

15 comentários:

  1. Antes de mais bom regresso ao trabalho!
    Os fotos ficaram lindas e apetitosas...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Ficou tão apetitosa! A cor do recheio de abóbora é maravilhosa.

    ResponderEliminar
  3. Bom regresso ao trabalho amiga.

    que bom aspeto a lasanha...bjs

    ResponderEliminar
  4. Essa lasanha está de se tirar o chapéu!
    Deve ser tão dificil para uma mãe retomar a vida profissional depois da licença de maternidade, retomar horários, deixar o bébé na ama ou creche, enfim... boa sorte!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Su bom regresso ao trabalho, imagino que não seja fácil mas faz parte ao fim de 5 meses :)
    A lasanha esta perfeita, com uma cor linda.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Sú, essa lasanha deve ser fenomenal... bem veggie! Super leve e delicada. Gostei.
    So foi pena o teu primeiro dia de trabalho ter sido chuvoso, mas dificil já ele iria ser!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha querida Su, adorei esta ideia para a lasanha, obrigada por partilhares e nada de estares triste que a vida é mesmo assim

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  8. Sú, pela descrição, essa lasanha parece divinal. E as fotos tão bonitas. Uma refeição leve e requintada. Desejo um bom regresso ao trabalho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. This looks so cheesy and wonderful...mmmmmm.

    ResponderEliminar
  10. Pois o regresso à vida activa depois do nascimento de um filho não é de ânimo leve mesmo, mas... tem mesmo de ser...
    A tua lasanha ficou fabulosa :)
    beijo

    ResponderEliminar
  11. New follower. Pleased to meet you. This recipe is amazing. Just stunning. Pictures are fabulous.

    ResponderEliminar
  12. É um verdadeiro prazer seguir o seu blog. Todos os dias anseio ver uma nova receita sua embora seja perfeitamente compreensível que nem sempre aconteça. As fotos são de um belíssimo sentido estético mas de nada serviriam se o conteúdo nao fosse ainda melhor. Por favor, continue, apesar de imaginar que não seja fácil. Alexandra, V. N. Gaia

    ResponderEliminar
  13. Bom regresso ao trabalho.
    Apesar de a achar deliciosa, por aqui o tempo não pede lasanhas reconfortantes.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Adorei a receita! Deve ser óptimo. E ficou com óptimo aspecto, como sempre :)

    ResponderEliminar