Raviolis Al Nero di Sépia em Molho Noisete

Por vezes acontece-me esmerar-me ao máximo numa determinada receita e o resultado final acabar por ficar muito aquém das expectativas. Mas, em contrapartida, outras vezes há em que faço as coisas um pouco a correr e a despachar e o resultado final não poderia ser melhor.
E foi precisamente isso que aconteceu ao fazer a massa que originou estes raviolis. Aproveitei uma das sonecas do Rafa para elaborar a massa ao mesmo tempo que fazia o primeiro puré de legumes para o petiz e sopa para os papás… muita agitação na cozinha, portanto.



Julgo que o que realmente marcou a diferença terá sido o tempo de repouso da massa no frigorifico – enquanto as sopas eram preparadas e o fotógrafo de serviço não chegava com a máquina. Mas a partir de agora não voltarei a descurar este passo tão importante para um resultado final verdadeiramente fabuloso.




E fabulosos estavam estes raviolis, perfeitamente cozinhados, nem de mais nem de menos mas precisamente al dente.
Usei dois recheios nada convencionais mas cujas combinações já são clássicos na minha cozinha, pelo que experimentá-los em raviolis não tinha porque falhar.  Para os quadrados usei presunto com queijo Brie e para os redondos queijo creme com tomate seco.




Acompanhados por um molho noisette simplicíssimo, só lamentámos não ter feito mais…




Ingredientes

  • 300 gr farinha 
  • 3 ovos
  • 1 1/2 c. chá de tinta de choco
  • 3 fatias de presunto magro
  • 1 fatia de queijo brie 
  • 2 c. sopa de queijo creme magro 
  • Tomate seco q.b.
  • Creme vegetal - usei Becel Magra
  • Sal
Preparação

1.  No copo da bimby colocar a farinha, os ovos e a tinta de choco. Programar 10 segundos vel  5-6

2. Remover a massa para uma superficie enfarinhada e amassar com as mãos até que a massa comece a ficar elástica. Envolver em pelicula aderente e levar ao frigorifico durante 30 minutos a 1 hora.

3. Dividir a massa em 3 porções. Amassar cada porção de forma a obter um rectângulo e esticar a massa na máquina de acordo com as instruções. Deve começar-se pela abertura maior, fazendo passar a massa e seguidamente dobrar das pontas para o centro. Polvilhar com farinha e fazer a massa passar na posição seguinte - se necessário passar 2 vezes pela mesma abertura.
Depois de esticada reservar em cima de um pano de cozinha ou sobre uma superficie bem enfarinhada para que não cole.

4. Formar raviolis a gosto - usando um molde próprio ou cortando a massa a gosto. Para raviolis redondos usar o medidor da Bimby de forma a moldar levemente os circulos.

5. Numa parte dos raviolis colocar, em cada, um pedaço de presunto e um cubinho de brie. Nos restantes colocar, em cada, uma colher de chá de queijo creme e um pedaço de tomate seco.
Pincelar os rebordos com água e dipor por cima uma folha de massa. Cortar os raviolis e reservar.

6. Cozinhar os raviolis em água fervente com sal durante cerca de 3 minutos até estarem al dente.

7. Numa frigideira colocar o creme vegetal e esperar que se torne noisette (dourada), com o cuidado de não queimar - dado que não é realmente manteiga, não se consegue a cor bem dourada 'noisette'.

8. Servir os raviolis com o molho noisette por cima.



Bom Apetite, Su

12 comentários:

  1. Su deixas-me logo de manhã com vontade de ir fazer o jantar :) eu nunca fiz massa em casa mas sei que só isso faz toda a diferença, os raviolis ficaram lindos e os recheios são do melhor :)

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Fico sempre deliciada com estas tuas receitas:) Tem tudo um ar delicioso e aspecto elegante:) bj e bom fds!

    ResponderEliminar
  3. Que perfeição Su....Ficaram uma maravilha!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Ficaram perfeitos Sú! Que talentosa! Uma delicia fazermos a nossa própria pasta, com carinho e dedicação. Adorei!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Beemmmm! Adorava ter provado.
    Já agora...onde se compra a tinta de choco? nunca vi à venda.

    Bjs

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Francesca,
    A tinta de choco que usei não foi comprada - também nunca vi à venda. Mas como a minha mãe é cozinheira pedi-lhe que quando arranjasse chocos me guardasse as bolsinhas de tinta. Ela congela-as e sempre que quero é só usar :)

    ResponderEliminar
  7. Uma sugestão bem apetitosa, não há nada mais agradável que fazermos a nossa própria massa. Hoje o almoço por aqui foi uma lasanha com massa caseira, e a diferença é tão grande que vale o trabalho que dá, que afinal é tão pouco e sai tão mais económico.
    Gostei muito do recheio que utilizaste
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Que espetáculo! PARABÉNS! TUDO LINDO... LINDO...PEFECT!
    Bjks
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Olá Su, os raviolis ficaram com um aspecto fantástico.
    Ando para comprar uma máquina mas não sei onde e qual comprar. Podes dizer-me qual é a tua e onde compraste? Foi pela Amazon?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá Su,
    Confesso que sou seguidora do blog há algum tempo, mas não tenho o habito de comentar.
    Partilhamos a paixão por massa :) comprei recentemente uma máquina de esticar a massa e quero fazer raviolis. Nesta receita em particular, pede 400gr de massa fresca... Qual a quantidade de ovos e farinha que devo usar?
    Obrigado!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa,
      O truque na massa fresca será sempre usar a seguinte regra: 100gr de farinha para 1 ovo, portanto para 400gr de massa eu usaria 400gr de Farinha para 4 ovos. Poderá substituir 1 dos ovos por puré de espinafres (eu faço a olho), por exemplo, para obter uma massa fresca de espinafres.
      Bejinhos e boa sorte ;)

      Eliminar