Granola de Azeite, Amêndoas e Arandos Vermelhos... sem passas

Todos temos as nossas pequenas peculiaridades. Aqueles detalhes curiosos que nos tornam… bem… nós próprios!
Hábitos ou manias que fazem de nós aquilo que somos e que, por mais estranhas que sejam, são parte integrante da nossa personalidade.



Dou por mim, não raras vezes, a aperceber-me das minhas próprias pancadas invulgaridades e a perguntar-me em que ponto da minha vida as terei começado a fazer. É que algumas são realmente curiosas.  
Coisas como enrolar os dedos dos pés sempre que estou sentada e descalça ou devorar as minhas próprias bochechas quando estou concentrada ou ansiosa. Ou ainda esticar o dedo mindinho – para grande horror do meu marido – quando estou a beber de um copo ou chávena.



 
E depois há aquelas que são apenas rotinas quase compulsivas. Nunca termino uma embalagem de creme, as chávenas são arrumadas de uma forma muito especifica e, religiosamente, calço-me sempre antes de vestir a parte superior da toalete.



E, invariavelmente, desperdiço sempre uns largos minutos a escolher, de forma meticulosa, todas as pequenas passas de uva que estejam presentes no meu muesli e/ou granola. Disseram-me um dia que fazer isso era o mesmo que comer pizza sem queijo. Talvez seja…



Não foi, portanto, difícil de chegar à conclusão que o ideal seria fazer a minha própria granola sem aqueles seres escuros e demasiado doces que tanto me atormentam.
E em vez de passas de uva demasiado secas, uns arandos vermelhos secos, belos e deliciosos  colmatam uma granola perfeita que me desonera  de, pelo menos, uma das minhas muitas manias.


Ingredientes
  • 2 chávenas de Flocos de Aveia Grossos
  • 1 c. chá de canela
  • 1 pitada de sal
  • 2 c. de sopa de Azeite
  • 1 c. sopa de óleo de amendoim (ou outro vegetal)
  • 1/4 chávena de mel
  • 1/4 chávena de açucar mascavado
  • 1 c. chá de aroma de baunilha
  • 1 punhado de amêndoas inteiras (com ou sem pele)
  • 1 punhado de nozes partidas grosseiramente
  • 1 punhado de arandos vermelhos secos (cranberries)

Preparação

1.  Pré-aquecer o forno a 160º. Forrar um tabuleiro de forno baixinho com papel vegetal.

2. Numa taça grande misturar os flocos de aveia, o sal e a canela. Numa outra taça misturar o óleo, o azeite, o mel, o açucar e a baunilha até se obter uma mistura homogénea.

3. Deitar os liquidos sobre a aveia e, com as mãos, incorporar bem,

4. Dispor a mistura sobre o tabuleiro espalhando bem, deixando alguns montinhos de forma a obter texturas diferentes. Levar ao forno por cerca de 10 minutos.

5. Retirar do forno, virar com uma espátula e espalhar por cima as nozes e as amêndoas. Levar mais 10 minutos ao forno.

6. Deixar arrefecer, juntar os arandos vermelhos e colocar num recepiente hermético. Dura cerca de 1 semana.


 Bom Apetite, Su

24 comentários:

  1. Pois, manias todos nós temos. Depois de viver muitos anos sozinha, as manias foram-se acentuando de modo que viver com o Vel é uma forma de as ir perdendo, até porque ele acha algumas das minhas manias já são mais para o OCD do que para a mania propriamente dita. Mas a verdade é que me habituei a ter ou fazer as coisas de certa forma e quando chega outra pessoa que altera muitas delas ao mesmo tempo, é como que se eu estivesse perdida, lol! Portanto, a minha vida é um processo de ganhar e perder manias :D

    Uma bela granola com iogurte grego é do melhor... hmmm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Ondina, acho que temos é de encontrar um equilíbrio... e muitas manias não influenciam em nada os outros, não é?
      E sim... granola só pode ser com um belo iogurte cremoso e ácido :D

      Eliminar
  2. As nossas manias ou pancadas são sempre engraçadas. Eu também tenho algumas. :-)
    E é desta que vou fazer granola, a tua granola, sem passas, que a mim também não me agradam nada, por isso nada melhor do que trocar por outro fruto que agrade.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, acho que então vais gostar mesmo desta :)

      Eliminar
  3. Todos temos as nossas manias, algumas bastante interessantes :)
    Eu também não sou particular fã de uvas passas por isso também faço a minha própria granola, também uso as cranberries secas e utilizo puré de maçã para diminuir as gorduras introduzidas. E assim se começa o dia da melhor forma!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ginja, minha querida... adorei a tua dica ;) Não vou demorar a testar :P

      Eliminar
  4. Su, manias... quem não as tem não é normal! Todos temos as nossas umas mais aceitáveis do que outras :)
    A tua granola ficou com muito bom aspeto com iogurte natural é do melhor. Nunca fiz, mas quem sabe um dia! O pior é que tem de ser consumida em pouco tem! Pois como só gosto de comer com iogurte levo mais tempo a gastar. É que ainda não inventaram nada melhor para substituir o meu pão integral nos meus pequenos almoços ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Acho que todas as pessoas têm as suas manias... A minha é verificar, sempre que sou a última pessoa a sair de casa, se a porta ficou bem fechada (2 ou 3 vezes), se não deixei nada ligado, etc...
    Quanto à tua granola ficou com aspecto delicioso.
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  6. São as nossas manias que nos tornam especiais! Eu acho que, tal como as impressões digitais são sempre diferentes, assim o são também os gostos e feitios. Não torna ninguém superior ou inferior!
    E olha que eu gostei das tuas manias!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Tenho sempre em casa um tupperware com granola caseira e sem passas!!!Só na passagem de ano é que as como,prefiro mil vezes o sabor e textura dos arandos!
    Beijinhos grandes.

    P.S. Não entendo porque não recebo as actualizações do teu blog...

    ResponderEliminar
  8. Quem é que não tem manias? Eu por acaso até aprecio as passas, mas também gosto bem dos arandos secos, pois eu adoro tudo que seja frutos secos. Esta granola com um iogurte e pedaços de fruta fresca, para mim é uma delicia!
    Bom Carnaval

    ResponderEliminar
  9. Olá Su! Fui contemplada com um prémio de blogger versátil e incubida de passar o bastão a 7 bloggers. Acabo de atribuir-te o prémio de blogger versátil. Gostaria que aceitasses e também atribuísses o prémio a 7 bloggers da tua preferência. Considero que tens uma sensibilidade culinária incrível, dás vida aos teus fabulosos pratos, fazendo com que sejas muito merecedora deste prémio simbólico. Acessa o link para saberes como fazer: http://www.naturaliiz.com/2012/02/versatile-blogger-award-yay.html

    ResponderEliminar
  10. Olá Su:) À medida que fui lendo, dei comigo a sorrir pois quem de nós não possui as mais variadas manias? E partilho uma das tuas, as minhas chávenas, canecas, taças e - se calhar, agora que estou a falar nisso, acho que toda a louça - têm uma ordem e gosto de as ter sempre meticulosamente arrumadas, cada peça pertence àquele determinado sítio...:) Manias que para mim fazem sentido e contribuem para a minha felicidade, mas que às vezes atormentam um bocadinho aqui a minha metade!:)
    Belíssima granola, eu até gosto de passas, mas para variar é uma excelente sugestão:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,

    Já sigo o blog há muito tempo mas nunca tinha comentado.. Hoje estou a comentar porque tive um vírus no computador e perdi todos os sites que seguia e este foi um deles, andei 3 dias a tentar encontrar de novo e agora fiquei muito feliz por ter encontrado.. bastou por no google tosta de abóbora e voila.. :)
    Um beijinho grande Marta Baptista

    ResponderEliminar
  12. Manias descobri há pouco uma, melhor descobriram-ma. Sempre andei de saltos altos mas agora vou a pé para o serviço, está a 5 minutos de casa, e como esta cidade tem um pavimento super irregular não se consegue andar de salto alto. Experimentei mas todos os dias torcia os pés. Comecei a andar de sapato raso mas, quando estou sentada nunca assento o calcanhar no chão, nunca!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá, Su. Nunca fiz granola, mas é desta que vou experimentar e até tenho uma embalagem em casa de cranberries. Aliás tenho tudo, excepto as amêndoas. Tenho mesmo de experimentar. Obrigada pela receita. Beijinhos.
    PS - E parabéns pelo prémio. Por acaso o teu blog está no top das minhas preferências. Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Que bonitas imagens.. dá uma vontade de ir tomar o pequeno almoço a tua casa. Fique curiosa que maquina e objectiva usas? amo a luminosidade das tuas imagens. beijos

    ResponderEliminar
  15. Hai sostituito l'uvetta ottimamente...bellissimo post, ognuno di noi abbiamo i gesti che ci caratterizzano....e a volte fan ridere qualcuno...un abbraccio, ciao.

    ResponderEliminar
  16. Hai sostituito l'uvetta ottimamente...bellissimo post, ognuno di noi ha dei gesti che ci caratterizzano anche....e a volte fan ridere qualcuno...un abbraccio, ciao.

    ResponderEliminar
  17. Su, adorei o teu blog. Receitas e fotografias! Tudo maravilhoso. Assim como esta granola.. que parece uma delicia. Parabens pelo blog, e pelo aniversario.. que vi que comemoraste um ano aqui :) *

    ResponderEliminar
  18. Olá! Sou a Formiguinha:)

    Vim conhecer a tua couisine e fiquei maravilhada. Parabéns por tão belo cantinho onde nos delicias com frases, fotos e receitas. Adorei!

    Para não perder mais nada já fiquei tua seguidora e assim visitarei mais vezes o teu blog. Até breve:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. E eu.. nunca termino as chávenas de café, deixo sempre comida no prato. Visto uma perna das calças, calço uma bota, aperto a bota, e depois visto o resto das calças.." invulgaridades" =D (E dentro dos armários as coisas têm de estar todas com o rótulo virado para a frente e organizadas por data. Da organização dos livros e cds nem te conto...)
    Não sei se há em Portugal, mas aqui temos uma especie de buffet de cereais, frutos secos etc, nos supermercados e vamos colocando o que queremos num saquinho de papel para fazer o muesli ao nosso gosto, eu uso sempre arandos, mt populares aqui, como sabes. Muito boa sugestão, uma excelente forma de começar o dia :)

    ResponderEliminar