Quinoa de frutos vermelhos para o pequeno almoço de uma bailarina adulta

A bailarina adulta cresceu, já não é uma menina com sonhos e a vida inteira para os concretizar. A bailarina adulta receia colocar os collants cor de rosa e as sapatilhas que parecem nada ter a ver com a sua idade. Ela preocupa-se com a alimentação e com a sua forma, pois sabe que subir numas sapatilhas de ponta será mais fácil se o seu corpo estiver devidamente preparado e forte. Ela aprecia o seu pequeno-almoço repleto de nutrientes, vitaminas e minerais combinado com belíssimos frutos vermelhos, salpicado de nozes e um pouco de um qualquer doce natural, enquanto a sua mente vagueia na antecipação da aula ao final do dia.





A bailarina adulta não vai pela mãos dos pais, ela chega, apressadamente, à escola de dança de fato e saltos altos, depois de um dia de trabalho extenuante. Troca-se rapidamente, enfia os inicialmente temidos collants, e prende o cabelo de forma minuciosa e delicada. Sente-se tímida perante as bailarinas em miniatura que são vestidas pela mãe e por aquelas que têm metade da sua idade e o quádruplo da experiência no ballet.



Mas assim que desliza para o estúdio de dança e vê a barra ela esquece qualquer timidez.
A bailarina adulta está ali, não porque foi obrigada a ir, mas porque quer. E ela entrega-se de alma e coração naquela hora que é sua, tentado quebrar vícios de postura e alinhar ao máximo os pés em en dehors e as costas como se estivessem coladas a uma parede.



E no final ela sai como entrou, de fato e saltos altos, porque agora é hora de ir para casa cuidar do marido e filhos. Talvez passar no supermercado para comprar o que falta para o jantar.

Mas ela não sai exatamente como entrou. Ela sai de coque, tutu romântico e sapatilhas de ponta como se estivesse a flutuar por entre nuvens.
A sua alma está leve, rejuvenescida e resplandecente.  O sorriso sincero, de queixo erguido e pescoço altivo, mostra uma bailarina adulta extremamente feliz.



E retoma sua vida com um sentimento de orgulho e concretização muito especial. Na próxima aula ela estará lá à hora em ponto…


Ingredientes
  • 1 chávena de Quinoa
  • 1 chávena de água
  • 1 chávena de leite magro
  • 1 c. chá de aroma de baunilha
  • 1 punhado de mirtilhos + para topping
  • 3 ou 4 morangos + para topping
  • Nozes para topping a gosto
Preparação

1.  Lavar muito bem a Quinoa. A quinoa deve ser enxaguada debaixo de água corrente, dentro de um passador, durante algum tempo de forma a remover a camada que lhe confere o sabor amargo.

2. Uma vez enxaguada, colocar a quinoa numa pequena panela juntamente com a água, o leite e a baunilha. Deixar levantar fervura, reduzir o lume e deixar por cerca de 15 minutos ou até que quase todo o liquido tenha sido aborvido.

3. Juntar os mirtilhos e os morangos partidinhos, mexer com a colher de pau e esmagar os mirtilhos. Deixar cozinhar por mais 2 a 3 minutos - se necesário juntar mais um pouco de água. Desligar o lume e deixar repousar por mais cerca de 5 minutos.

4. Distribuir por pequenos copos individuais e guardar no frigorifico para o pequeno almoço da semana. Na hora de comer, juntar um pouco de leite e um pouco de compota de frutos silvestres baixa em açucar, aquecer 1 minuto no microondas e finalizar com alguns mirtilhos, morangos e nozes picadas.



Bom Apetite, Su

27 comentários:

  1. Susana só ao ler as tuas palavras vejo que tens adorado as aulas, fico tão feliz! É possível concretizar sempre os nossos sonhos :)
    Quanto a este pequeno almoço não duvido que seja o ideal para que te mantenhas em forma :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Uma história deliciosa Su tal como a tua sugestão para um belo e romântico pequeno almoço...


    beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de receita. Sempre utilizei a quinoa em salgados (estufada com carne, em saladas ou em substituição do arroz) e fiquei super contente com a ideia de quinoa doce para o pequeno almoço ou até mesmo para as marmitas da semana, como pequenos snack.
    Ainda bem que estás a adorar as aulas de ballet, é bom quando fazemos aquilo que gostamos, parece que tudo na vida corre melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Su, acredita que estou contente com a tua felicidade. É tão bom realizar os nossos desejos, "mais vale tarde que nunca" um ditado que é bem verdadeiro :)O importante é nunca desistir dos nossos desejos.
    Gostei da tua sugestão para o pequeno almoço, muito nutritiva.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Su,
    É tão bom fazermos o que gostamos. Quebrar as rotinas de trabalho com prazeres que nos enriquecem e fazem crescer.
    Por vezes preparo papas de aveia para alguns dias e guardo-as no frigorifico, depois é só acrescentar algum leite, fruta e aquecer no microondas. Fiz uma vez uma tentativa com a quinoa, mas não me agradou o sabor. Agora, ao ver o teu pequeno-almoço fiquei com vontade de tentar de novo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, penso que o truque é mesmo enxaguar muito bem a quinoa - demora algum tempo nisso - para que o sabor mais amargo saia. Depois disso e enriquecida com outros sabores tens um prato nutritivo e delicioso ;)

      Eliminar
  6. É bom poder viver um sonho certo???Pareces feliz e pelas tuas palavras acho que se o tivesses feito desde pequena, hoje serias uma bailarina famosa.
    Esta quinoa está uma delicia de se ver e imagino que deve ser uma comidinha saborosa.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Rita,
      É mais do que bom poder concretizar um sonho. E só lamento que por vezes as pessoas pensem que já não podem ou já não têm idade para certas coisas...
      Quanto a ser uma bailarina famosa não sei... mas é bom imaginar, não é?! :)

      Eliminar
  7. Bem, eu gostei do pequeno-almoço da bailarina!
    Su, as tuas coleguinhas podem ser mais novas e com mais experiência, mas acredita que os mais esforçados e motivados são sempre uma revelação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. adoro ler os teus posts, ver as fotos deliciosas:) bj!

    ResponderEliminar
  9. Bellissimo post, adoro ciò che scrivi. Amo la danza, tant'è che vado spessissimo a teatro. Ottima la preparazione per la colazione...oltre che chic!!! ciao.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de Quinoa. Adorei esta receita!

    ResponderEliminar
  11. Muito legal, ameiii =D
    Sou uma bailarina adulta tbm, e a rotina é essa mesmo rs
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Ainda no outro dia me lamentava de blogs de gastronomia e receitas sem alma e sem sabor. Este sem dúvida marca diferença. Gostei e voltarei mais vezes. Um texto lindíssimo e com fotografias lindíssimas também a acompanhar tudo com um excelente sentido estético.

    ResponderEliminar
  13. Que giro! Nunca usei a Quinoa para doces, só para salgados. É uma boa ideia, qando voltar a comprar vou fazer.

    ResponderEliminar
  14. Aqui há uns dias fiquei super curiosa ao ver uma receita semelhante com a quinoa. Por aqui só a tenho utilizado em salgados, logo fiquei super curiosa. Gostei do teu pequeno-almoço acompanhado de belas fotografias!
    E que alegria ver-te tão bem disposta, de sorrisos e alma resplandecente, de sonho realizado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Que imagens deliciosas, tb adoro quinoa mas nunca provei em "comida" doce, deve ser uma maravilha tb. Anda n me disseste que objectiva tens adoro o efeito da profundidade de campo. Parabéns á bailarina! beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou uma desnaturada, não é??
      Mas já te respondi :)

      Eliminar
  16. Su,

    Tenho a partilhar que me sinto orgulhosa de ti de cada vez que falas do ballet! Segues um sonho com uma força incrivelmente bela e, mesmo depois da rotina do trabalho, arranjas espaço para ti e para o sonho! Que felicidade é poder acompanhar esses teus passos nesse mundo! :)

    Quanto à quinoa, tenho que experimentar... Só a comi em saladas salgadas, mas acho que me vou arriscar!

    E tenho que afirmar que as fotos estão magníficas! :)

    Um beijo gigante*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia, obrigada pelas tuas palavras tão carinhosas. E a alegria é minha de poder partilhar com vocês estas minhas aventuras... e vocês aceitarem essa partilha, claro está.
      Grande beijinho

      Eliminar
  17. Adoramos Quinoa!
    Parabens pela receita!!!
    A ter em conta!

    Um xi
    João Silva

    ResponderEliminar
  18. Querida su,

    as aulas de ballet são como a tua quinoa, leves, nutritivas para o corpo e alma e uma delícia!

    bjos

    ResponderEliminar
  19. Su,
    Adoro ir sabendo como est'ao a decorrer as aulas! Para mim sempre foi difïcil comer de manh'a. (mas o que se passa com os meus acentos??) Ainda n tive tempo de fazer o bonequinho para o teu desafio,,, vamos ver se ë hoje.

    bjs

    ResponderEliminar
  20. Mais uma que parece excelente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Sei que é uma vergonha, vi Quinoa no Blog da Gisela pensei que seria uma boa opção e até agora não fiz nada. Eis aqui uma sugestão a ter em conta
    :)

    ResponderEliminar
  22. Hi, my name is Maria and I write you from Italy: wow this photos are beautiful!!! Many many compliments!!

    ResponderEliminar