Brownie em Ovos Pasquais... e as imperfeições da vida

Vidas perfeitas não existem. Desengane-se quem assim pensa.

Se temos a vida pessoal que sempre sonhámos ter – ainda que, também ela, perfeitamente imperfeita – talvez a vida profissional não seja o que gostaríamos.
Temos um filho simplesmente delicioso mas, com ele, as preocupações que nos assolam o coração. Temos a forma física que nos deixa felizes, mas pensamos constantemente em não posar de lado para a foto por causa de um nariz torto e proeminente.



Amamos a nossa família, mas por vezes gostávamos de tirar férias deles para um sitio longínquo porque precisamos de estar apenas os três. E o que dizer das saudades que sentimos de chegar a casa e deitarmo-nos no sofá a ver televisão sem qualquer preocupação com jantar, marido ou filho.



Por vezes sentimo-nos super mães e super esposas, mas no minuto a seguir sentimo-nos do pior porque já devíamos ter mudado a fralda ao nosso filhote há muito tempo e eis que damos conta que ficou com um rabinho numa lástima. Se ao menos a preguiça não existisse…

E pior ainda quando a TPM nos ataca, de forma totalmente inesperada, e o pobre do marido leva raspanetes porque não tirou a loiça da máquina – ainda que tenha estado a fazer o jantar – e porque não percebeu aquilo que nós queríamos que percebesse… mas que na realidade nem nós percebemos muito bem o que é...



E depois há os cozinhados que provam que somos verdadeiras fadas do lar (aposto que já enganei muita gente por aqui) e aqueles que nos fazem reduzir à nossa própria insignificância.

Uns ovos que não ficaram da cor que idealizámos – porque é que cá não há ovos branquinhos lindos?! – e o recheio que verteu todo para fora porque fomos incompetentes e, apesar dos avisos da receita original, resolvemos encher as cascas.  

E pior… porque raio é que alguns ovos ficaram ocos?! Querida Lizzy… perdoa a minha aselhice ao replicar as tuas fabulosas receitas!



Um suspiro… e a consolação de que, pelo menos, sobraram alguns mais ou menos perfeitos para fotografar.


Ingredientes
  • 6 ovos (1 para ser usado no brownie, os restantes usam-se apenas as cascas)
  • 1/2 chávena de Farinha
  • 1/2 c. chá de Fermento em pó
  • 1/2 chávena de açucar
  • 125gr creme vegetal
  • 100 gr de chocolate negro
  • corantes a gosto
  • Vinagre q.b.

Preparação

1. Para preparar os ovos, com o auxilio de uma faca fazer um furinho no topo. Delicadamente remover um pouco da casca de forma a ficar com uma abertura suficiente para inserir a massa. Remover o conteúdo dos ovos (eu dividi claras das gemas e congelei em separado). Lavar muito bem o interior das cascas.
Numa taça colocar água, 1 colher de sopa de vinagre e umas gotas do corante a gosto. Mergulhar as cascas e deixar por algumas horas.
Remover as cascas e deixar secar muito bem dentro das caixinhas de ovos, com a abertura voltada para baixo.

2. No copo da bimby colocar o chocolate de culinária e dar uns toques de turbo. Reservar.

3. Sem lavar o copo, colocar o açucar e o ovo e bater 1 ou 2 minutos, na vel 3-4, até que fique cremoso. Juntar o creme vegetal e bater mais 1 minuto.

4. Juntar a farinha, o fermento, o sal e o chocolate reservado e envolver 2 minutos, velocidadae 3,  Temperatura 37º

5. Passar o preparado para um saco de pasteleiro - ou para um saco de plástico e abriri um buraquinho em baixo - e encher as cascas cerca de 3/4. Não deve ser mais nem menos para evitar que saia a massa para fora ou que nem sequer faça a forma da casca.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 a 25 minutos.


Bom Apetite, Su

39 comentários:

  1. Lol, o Vel diz-me sempre (quando tenho esses ataques de variação de humor) que ser mulher deve ser muito difícil. Mas a verdade é que ser homem não é muito mais fácil, porque para além de também terem "as cenas" deles ainda têm que nos aturar :p

    Adorei os ovos. Ficaram lindos. Ainda que nem todos tenham corrido bem. Mas a cozinha é mesmo assim: a semana passada fiz um pão que me saiu meio cru (aselhice pura) e ontem fiz um jantar que não estava nem bom nem mau... Mas o importante é levar sempre algo positivo de cada experiência que corre menos mal, pois são estas as que mais nos ensinam :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Ondina, lá vamos aprendendo com os erros e esperamos que da próxima a coisa corra melhor :)

      Eliminar
  2. Su eu não consigo ver nenhuma imperfeição, apesar de existir como tu dizes esta oculta nestas fotos lindissimas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Lindíssimo Su. Fiquei de boca aberta.

    ResponderEliminar
  4. A perfeição não existe. Existem fases da nossa vida muito boas que nos faz pensar que existe a perfeição. Mas logo depois acontece algo de menos bom e faz-nos cair na realidade. Esses momentos menos bons também são importantes para dar sentido à nossa vida, mesmo que muitas vezes não pensemos assim. O importante é tirar todo o partido das coisas boas que nos acontece.
    Dessa menos boa experiência que te aconteceo decerto dá para tirares ilações para que na próxoma não repitas a proeza :)
    Eu tenho quase a certeza que não me aventurava a tanto. Parece exigir muita delicadesa e perceção. Só tenho que te dar os parabens pelo feito... ficaram lindos! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso concordar mais contigo Susana, é realmente verdade que sem as coisas más não saberíamos apreciar as boas :)
      Quanto aos ovinhos, pode não parecer mas na verdade é simples de fazer :)

      Eliminar
  5. Ficaram o máximo...adorei!! Os ovos são assim mesmo...delicados.

    Bjinhos de Páscoa.

    ResponderEliminar
  6. Su, há dias assim... tudo nos parece mal, e é nas pessoas que amamos que nós "descarregamos" as nossas neuras!
    Quanto aos ovos, não concordo nada contigo, eu acho que ficaram magníficos, eu adorei a tua reportagem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Su :)
    Quase que fico com a sensação de ver uma menina a fazer beicinho :) mas afinal acontece a qualquer um, e, digo-te que eu não me atreveria a tanto. Só por isso estás de parabéns. Ser mulher às vezes é mesmo chato, e, mesmo que o mundo não gire à nossa volta, somos nós que o carregamos às costas, e, isso os homens não entendem, muitos não o entendem.
    Tem um bom dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe... foi mesmo isso, acho que fiz mesmo beicinho :)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  8. É verdade, Su, a vida é tão cheia de imperfeições. Tantas vezes que não podemos fazer o que nos apetece de verdade em prol de outros valores, ou em que não podemos parar em solidão por uns minutos, ou em que o trabalho nos exaspera, ou em que somos desatentos a quem não o merece, ou não dispensamos o carinho necessário e depois acrescem aqueles pequenos desastres da vida doméstica e da cozinha. Mas nem tudo estará perdido. Um respirar fundo, fechar os olhos, voltar a abrir e alguma coisa ou alguém estará no meio do caminho para nos fazer sorrir.
    E acredita que os ovinhos ficarm lindos. Valeu a pena.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, sim valeu. Até porque da próxima já vou saber o que não devo fazer :)
      E isso que dizes é verdade, é como a máxima que que "amanhã é um novo dia" :)

      Eliminar
  9. É bem verdade, a vida está cheia de imperfeições, mas é esse o caminho, para no final do dia sorrir e seguir em frente. Ser mulher às vezes é chato e desanimador, mas os momentos bons têm de prevalecer.
    E adorei a ideia dos ovinhos :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Ficaram bem giros e originais.
    Su a vida é mesmo isso, mesmo não sendo que o que nós queremos, temos que tentar ser felizes.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Estão óptimos Su!
    Não sejas tão exigente contigo. O que interessa é que quem comeu tenha tido um momento especial, te tenha dado um sorriso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Grandes verdades Su! Não existem vidas perfeitas. Ouço muitas vezes pessoas dizer ai quem me dera ter a vida daquele, ai aquela é que é feliz! Na verdade, ninguém sabe como é verdadeiramente a vida de cada um.
    E claro, para nós falta-nos sempre alguma coisa!
    Eu acho que os ovos ficaram perfeitos! a ideia é genial e as cores das cascas podem não ter ficado como querias mas ficaram muito muito giras :) um beijo e boa Páscoa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL... Tens toda a razão. Mas já sabes como é, a galinha (ou frango no teu caso) da vizinha é sempre melhor que a minha;)

      Eliminar
  13. Que ideia tão linda :)
    Uma Páscoa Feliz.

    ResponderEliminar
  14. Adorei a ideia que nos apresentas hoje. Também gostei muito de ler o também!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Oh, Su, these are STUNNING! The colors look magnificent! I'm so impressed as this was not an easy recipe... Happy Easter, my friend! xo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lizzy, thank you so much. But yours were defenetly more preety :D

      Eliminar
  16. Oh tão certo o que escreveste.. a perfeição não existe ou se existe não gosta de aparecer! olha não sei.. o que sei é que os ovos ficaram lindo e tal como tu tantas vezes pensei eu mas porque raio os nossos ovos não sao branquinhos.. coisas como a perfeição!:) Boa páscoa para ti e para a familia

    ResponderEliminar
  17. Tinha visto na semana passada essa receita e pensei logo em fazer! Mas como vi o trabalho que poderia dar pus um pouco de parte...De qualquer forma, os que restaram ficaram perfeitos!! :)
    (Também gostava que os nossos ovos fossem branquinhos).
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Os ovos que restaram ficaram bem bonitos.
    É pena darem tanto trabalho...
    Beijinhos e boa Páscoa
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. ola su, realmente nao temos vidas perfeitas...deixa me q te diga q so podias estar num dia nao, qd escreveste esse lindo texto...ja viste aqui na minha frase dois opostos q se conjugaram tao bem...dia nao, texto lindo...acho q fico feliz por saber q n es perfeita :) e q tens dias iguaizinhos a mim, mesmo eu q nao cozinho como tu de certo, e mt menos ando no ballet (achei maravilhoso) aos 30! é preciso coragem p ser imperfeito as x...e tu tens! :) isso sim é perfeito..o resto...é a maldita TPM q nos vira mm do avesso.bjinhs gds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Claudia... perfeita eu????!?!?!?! LOL...
      Se eu fosse perfeita estaria, por certo, num museu ou coisa do género. O máximo que posso ambicionar é ser feliz com as imperfeições que tenho ;)
      Beijinho grande

      Eliminar
  20. Su, adorei esta ideia, fica lindo em qualquer mesa, e as cores foram muito bem escolhidas,
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Que bonitos! Gostei muito. Para mim, estão perfeitos ;)
    Feliz Páscoa :)

    ResponderEliminar
  22. Adoro como escreve e hoje as suas palavaras fizeram muito sentido para mim...
    Quanto aos ovos (tão bonitos), tenho uma questão: como é que os pintou?

    Obrigada,

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,
      Está explicado no ponto 1) da receita :)
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Su são tão lindooooos. Adorei a ideia para a páscoa <3

    ResponderEliminar