Creme Frio de Tomate cherry e Morangos... e as apetências que nos caracterizam.

Quando era pequenina a minha mãe costumava dizer que eu tinha bichinhos carpinteiros. E creio que nem ela própria sabia o quanto isso era verdade. 
Carpinteiros ou não, a verdade é que fazem parte de mim e da minha forma de ser alguns bichinhos que me levam a querer construir constantemente. E a verdade é que eu não sei estar parada. Busco incessantemente novos projetos para mergulhar e vibro euforicamente com eles.



Sejam eles um blog de culinária, a chegada de um filho ou a organização de uma festa, a verdade é que esses projetos fazem-me crescer de forma inegável.
E todos eles me dão um prazer que me faz sentir concretizada e extremamente satisfeita.


O poder organizar, planear e concretizar é para mim um bálsamo para o meu ser. É quase como se , de fato, precisasse dessas atividades como preciso de respirar. E eu dedico-me a todos esses pequenos projetos de alma e coração e entrego-me em pleno. E não há como negar que todo esse processo é muitíssimo enriquecedor.  

O conceber algo, idealizar todos os detalhes, planear toda a sua execução e, finalmente, colmatar numa concretização tangível é algo sem o qual, decididamente, a minha vida não seria a mesma.



Imaginar um creme fresco e inusitado, vermelho vivo e aveludado como este creme de morangos e pequenos tomates cherry, visualiza-lo em taças de vidro que deixem antever a sua fabulosa cor e idealizar o cenário em que o quero fotografar é um exemplo disso. E claro, no final observar o fabuloso resultado – e deixando a modéstia para outros dias – não poderia ser mais satisfatório.



E quando descobrimos que gostamos tanto de algo assim, que temos um certo dom e aptidão para determinadas atividades não podemos simplesmente deixar passar em vão. Temos e devemos explorar isso até ao máximo dos nossos limites.

Ingredientes


  • 600g de tomate cherry
  • 300g de morangos
  • 1 c. sopa de azeite
  • 2 c. de chá de vinagre balsâmico
  • Açúcar q.b. para rectificar a acidez (não coloquei)

Preparação

1. Triturar o tomate juntamente com os morangos, o azeite e o vinagre balsâmico. Provar e se necessário juntar um pouco de açúcar para rectificar a acidez.

2. Passar por um passador de rede. Sirvir o creme frio decorado com os pés dos morangos.

Fonte daqui


 Bom Apetite, Su

25 comentários:

  1. Su,
    Estou hipnotozada pela cor desse creme.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que o rigor e a delicadeza estão presentes em tudo o que fazes. Isso vê-se nos teus post's e cozinhados. És uma pessoa que deve dar gosto de conhecer e ficar amiga, acredito nisso.
    Estas taças estão fantásticas e a apresentação, sem falsas modéstias, está lindíssima!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Su pela simpatia. Quem sabe se o nosso caminho não se cruza um dia..Eu sou de Lisboa e vou muitas vezes aí a cima, estou por aqui de empréstimo. Acredito num ditado que diz: " o que tiver de ser meu a mim virá e o que tiver de me acontecer, acontecerá!" Temos de combinar sem dúvida!

      Bjokinha
      Rita

      Eliminar
    2. Su, para mim és daí de cima(Lisboa) pois eu estou aqui pelo Alentejo agora, emprestada. Mas como te disse eu vou várias vezes a Lisboa, mais propriamente à zona do Montijo onde tenho casa.
      Bjokinhas
      Rita

      Eliminar
    3. Ahh... Ok, tinhas dito no comentário anterior que eras de lisboa, mas deves ter-te enganado :)
      Beijokas

      Eliminar
  3. Isso chama-se "dom", tu tens realmente um dom. Tudo o que nos apresentas é fantástico e isso acontece quando nos damos integralmente a um projecto, quando não ficamos a meio mas sim no limite, é assim que tu és!
    Eu adorei o teu creme frio, ficou fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Su, imagino a delicia que deve ter ficado, a mim deu-me vontade de provar...vou experimentar!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Compreendo-te perfeitamente, sinto-me assim, com esses entusiasmo em muitas ocasiões, quer ao confecionar a comida, quer ao fotografar, imaginar os cenários...
    Tu fazes ambos muito bem e este creme de tomate com morangos é um excelente exemplo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de morangos e tomate. Normalmente utilizo esta combinação em salada: faço um creme com morangos, ricotta, azeite, vinagre balsâmico e piri-piri, cobrindo com ele uma salada de rúcula e tomate cherry. Fica absolutamente divinal, pelo menos para mim :)
    Daí que tenha a certeza que vá gostar deste teu creme. E vou experimentá-los assim que volte a encontrar morangos suculentos!

    ResponderEliminar
  7. GOSTEI DESSA COMBINAÇÃO ENTÃO O ASPECTO ESSE ESTA 5*****.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Já sabes que eu sem planos, lista e organização náo sou nada, é como se não tivesse nada para fazer....
    E preciso de ser criativa, ter ideias, desenhar um caminho, traçar objectivos...
    Aqui ainda no Inverno, animam-nos receitas cheia de calor e Sol como este teu creme.

    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Su o creme esta com uma cor linda e uma textura "fofa" :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo este creme. As fotos também estão um encanto. Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Su, amei o texto do seu post e acredito que deva traduzir o sentir de muitas outras pessoas.. As fotos estão lindissímas
    e esse creme está demais, uma côr incrível... Quando se tem um DOM não se tem limites.. Beijos da Gina

    ResponderEliminar
  12. Su, que creme original, as fotos estão lindas
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. É uma combinação perfeita para o Verão, quando o tomate e os morangos ganhamm sabor e vigor. Tenho no meu livro um gaspacho de tomate e morango que sabe a praia em cada gole que damos! :)) Bjs

    ResponderEliminar
  14. Nota-se ao longo do blogue que há dedicação para com ele. E, claro, as fotos fabulosas que acompanham cada post são de deixar a sonhar com as misturas de sabores. Vou guardar a receita enquanto espero que os meus tomates cherry passem a vermelho :)

    ResponderEliminar
  15. E que bom é poder ver os resultados desse teu dom. :) As fotos ficaram lindas e demonstram o aveludado do creme. Por acaso nunca experimentei a combinação de morangos e tomate, mas fiquei curiosa. Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Que aspecto! Fiquei om àgua na boca. Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Su
    Isso é o que chamo de entrega ou pura paixão pelo que fazemos e o resultado salta à vista.
    Muito bonito mesmo!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  18. Uma combinação invulgar mas que me desperta e muito a curiosidade. Adorei por isso vou guardar a receita comigo, beijo e continua assim positiva e com os bichos sejam eles carpinteiros ou cozinheiros :) beijo

    ResponderEliminar
  19. Adorei este texto. Tão inspirador e tão verdadeiro. Sinto exactamente o mesmo. As fotografias estão maravilhosas e a receita é muito tentadora. Nunca misturei estes dois ingredientes numa espécie de papa, mas sei que em saladas fica divinal. Tenho mesmo de experimentar esta receita. Adoro o teu blogue!

    ResponderEliminar
  20. Gorgeous, Su!!! This creamy soup sounds just amazing...and perfect with summer berries and tomatoes...yum!

    ResponderEliminar