Compota de Maçã e Nozes Pecans... para a boca e para a alma.

{scroll down for english version}



Gosto de ler. 

É uma afirmação com ponto… e ponto final. Não importa o quê exatamente gosto de ler. O conteúdo, ainda que importante, é a meu ver o menos relevante.






A leitura deve ser prazerosa. Quando lemos devemos sair da nossa realidade e daquilo que nos prende os pés ao chão e devemos ser transportados a um qualquer sítio paralelo onde só entra quem e o que nós queremos.

Cada vez mais, numa sociedade crescentemente mais autocentrada e elitista, se tenta impor regras para o que é devidamente ou não culto. Alguns afirmam só ler Saramago, outros não passam o seu Paulo Coelho.






Pois eu gosto de ler e ponto final. E se um autor me agrada, leio as suas obras sem quaisquer obrigações ou imposições. E se não me agrada, mesmo que sendo alguém considerado um mestre na arte da escrita… ora… não leio e ponto final.

Os livros devem completar-nos. Devem acrescentar-nos valor, dar-nos prazer e fazer-nos ir um pouco mais além.





E julgo que muito pouca coisa se assemelha a um bom momento de leitura, em que ficamos a sós com as páginas e letras intermináveis enquanto nos deliciamos com algo doce, deliciando-nos assim a alma e o paladar.

Ingredientes

  • 10 maçãs reineta
  • 1 chávena de café de vinho do Porto branco
  • 1 chávena de café de água
  • Sumo de 1/2 limão
  • 5 c. sopa de açucar
  • 1 pau de canela
  • 1 punhado de nozes pecans (ou normais)
Preparação

1.Lavar, descascar e descaroçar as maçãs.Cortar em pedaços.

2. Numa panela, colocar todos os ingredientes à exceção das nozes pecans. Levar ao lume médio até ferver e baixar de seguida.

3. Deixar cozinhar por cerca de 1 hora, lentamente e mexendo ocasionalmente. No final, verificar se está consistente e se necessário deixar reduzir mais um pouco.

4. Juntar as nozes picadas grosseiramente. Servir com tostas ou pão ou adicionar às papas de aveia juntamente com pedaços de maçã crua.



Applesauce with Pecans... for the mouth and for the soul

I love reading.


That's a statement with a period... period. It doens't really matter what it is that I like reading. The content, although important, is the least relevant as I see it.

The action of reading should be pleasurable. When we read we should step out of our own reality and of whatever keeps our feet on the ground and we should be led to some parallel place where only who and what we want is allowed.

More and more, in an increasingly self-centered and elitist society, everyone tries to impose what is or is not proper knowledge. Some claim that only Saramago is worth reading, others can not live without their Paulo Coelho.

Well, I love reading and period. And if I like an author, I read his/her work without any obligations or restrictions. And, if I don't like him/her, even if he/she is someone considered a writting master... well... I do not read them and period.

Books should complete us. They should add some value to us, bring us pleasure and take us a little bit ahead.

And I actually think that there aren't that many things that can compare to a good reading moment, in which we get caught in the neverending letters as we delight ouselves with something sweet, thus feeding our palate and our soul. 

Ingredients

  • 10 apples (pippin variety preferably)
  •     1 cofee cup of Port white wine
  •     1 cofee cup of water
  •     Juice of 1/2 lemon
  •     5 tblspoon of sugar
  •     1 cinamon stick
  •     1 handfull of pecan nuts
Method

1.Wash, peel and pit the apples. Cut into pieces.

2.In a saucepan, mix all ingredients except the pecans. Bring to medium heat until boiling and then low the heat.

3. Cook for about 1 hour, slowly and stirring occasionally. At the end, check consistency and if necessary leave reducing a little more.

4. Add coarsely chopped walnuts. Serve with crackers or bread or add to oatmeal along with chunks of raw apple.


 Bom apetite, Su

22 comentários:

  1. A compota ficou com um aspecto bastante aveludado e saboroso. Ainda por cima com as nozes pecan... deve ter ficado óptimo.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Su.

    Gostei muito deste teu post sobre as letras e o ser-se culto apenas porque só se lê este ou aquele escritor, e, não poderia estar mais de acordo contigo. Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Fiz este fim de semana uma compota muito semelhante a esta. Mas sem pecans ;)
    Sobre os livros, como em tudo nada vida, a diversidade é que faz a escolha. E não há escolha realmente consistente no que diz respeito à leitura sem prazer na mesma.

    ResponderEliminar
  4. Su gostei imenso dessa compota e as nozes devem fazer toda a diferença :) uma tostinha já se comia! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Uma compota perfeita para acompanhar umas tostas com queijo. Este fim de semana fiz compota de figos e citrinos, ficou linda mas ainda não tive tempo de fotografar. E tempo é sempre algo que nunca sobeja. Ultimamente a minha leitura divide-se entre livros de culinária e papers para a tese (trabalhar e "estudar" é algo que realmente se torna complicado). Mas ler é um prazer enorme, independentemente do autor. E a minha leitura é versátil: desde que eu goste do livro, até poderia ser de um autor péssimo, importante é eu gostar. Não sou de modas nestas coisas, acho que é algo pessoal de mais para poder ser catalogado. Assim como os filmes ou a roupa que vestimos. O nosso gosto é o que mais importa, acima de tudo. Tal como fazemos com a comida que comemos: só comemos aquilo que gostamos :)

    ResponderEliminar
  6. Olá querida!
    Que compota fabulosa! Ainda só fiz de amora, mas assim que chegarem as maçãs tenho que pôr mãos à obra. Tenho que começar a pensar nos miminhos para o Natal. Gostei da tua sugestão e espero que as maçãs reinetas já estejam boas para encher o cesto este fim de semana.
    Eu cá, gosto de ler, e por acaso sou ao contrário... acreditas que nunca li Paulo Coelho? Parece que ganho urticária quando determinada coisa passa a ser moda e nem me apetece espreitar... E Saramago, li numa altura mais calma, que não se falava tanto do senhor :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. fabulosa receita e apresentação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. eu leio muito Paulo Coelho! Adoro, simplesmente! Le lo e apurar varios sentidos ao mesmo tempo, tal com as tuas fotos su! :) em resposta ao coment. da ver digo que nao acho q seja uma moda porque conheço muito pouca gente que o tenha lido! e toda a gente deveria ler o 11 minutos dele! quem gosta de despertar os sentidos.... :)
    bjs parabens esta lindo o blog

    ResponderEliminar
  9. Também gosto imenso de ler, mas tenho pouco tempo para isso.
    Um livro com essa compota por perto ainda ia gostar mais
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Se há coisas que não dispenso, são livros :)... Tenho imensos!!! E nesse aspecto penso como tu, leio o que me dá prazer e me proporcione momentos de descontracção de preferência nada muito triste, porque para isso já basta bem o dia a dia ;)
    Essa compota deixou-me literalmente de água na boca!! Adorei.
    um beijo

    ResponderEliminar
  11. SU A TUA COMPOTA FICOU MARAVILHOSA.
    GOSTO MUITO DE LER, ADORO OS LIVROS DE PAULO COELHO, LI OS MAIS ANTIGOS OS ULTIMOS AINDA NÃO LI POIS AGORA O TEMPO PARA LER É POUCO.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todas pelos vossos comentários.
    Queria apenas referir que eu não estava a criticar os autores mencionados. Estava apenas a dar exemplos e quis apenas frisar que a leitura não deve ser imposta mas sim 'querida'.
    Beijinhos a todas(os) :)

    ResponderEliminar
  13. Que compota divinal, mesmo aveludada como eu gosto! E tal como tu tb gosto de ler apenas o que gosto e não o que os outros lêem, beijos

    ResponderEliminar
  14. Como eu te entendo...Su. Adoro ler...mas só o que me dá prazer!
    Ler transporta-me para outra realidade...e se ao mesmo tempo saborear essas tostinhas com a tua compota divina...de certeza que vou ao céu *_*
    Amei as fotos e a compota!!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  15. Adoro as fotografias e a compota tem um aspeto irresistivel...

    ResponderEliminar
  16. Oi Su adorei a receita e as imagens ficaram lindas.Perfeitas.Beijos e um bom domingo.

    ResponderEliminar
  17. Olá,

    Gostei de a ler !

    Também gostei do magnifico aspecto da sua compota, ficou linda, com uma cor fantástica e a advinhar-se-lhe muita maciez aquando do encontro com o palato ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que bom aspecto :)
    Adorei o teu blog!! Vou seguir-te..

    http://amulhereamoda.blogspot.pt/
    beijinhooss*

    ResponderEliminar