Taça de Tarte de Frango... e uma coisa apenas


{scroll down for english version}

Não sou boa em desporto nenhum. Em miúda eu era sempre a que sobrava depois de escolhidas as equipas e hoje remeto-me sempre a algo que evite ter de expor as minhas capacidades físicas perante os outros.



Não sou boa a discutir politica e pouco percebo de economia. Não sou boa com os números e confundo-me sempre com eles, por mais que me custe a admitir e as contas são, talvez, o meu calcanhar de Aquiles {pronto, já disse!}
Não sou boa a ser boa em coisas que não goste e que não me motivem e não sou boa a ser social. Não sou boa, segundo o meu pai, na cozinha e uma feijoada ou um arroz de marisco feitos por mim estão muito a léguas dos que faz a minha mãe.




Não sou boa a lidar com criticas menos boas e não sou boa a lidar com as desilusões que as pessoas me trazem ocasionalmente. Não sou boa {ainda que esteja a aprender} a ignorar o que os outros pensam e, menos ainda, a lidar com os ciúmes {não desses… mas antes de outros}. Não sou boa a esquecer o que deveria ser esquecido.


Mas acredito que sou boa nisto. Acredito que, ainda que pequeno o número de pessoas que gostam do que faço, é o  que basta para me considerar boa. Pela primeira vez na vida não me importam os que não gostam ou os que não acreditam porque, pela primeira vez na vida, descobri algo em que acredito ser boa.
E o sentimento de orgulho e satisfação é tal que encontro a força e motivação necessárias para continuar, mesmo naquelas noites em que o cansaço é mais do que muito, em que o frio pede a mantinha e o aconchego do sofá e que a falta de sono chama pela caminha mais cedo.


Não me importo, porque o sentimento de concretização depois de um trabalho terminado e aprovado é suficiente para me fazer continuar e acreditar que sim… que sou boa nisto.

Não sou boa em muitas coisas, mas sou boa numa e uma só é o que me basta.


Ingredientes

Crosta
  • 300gr Farinha
  • 100gr Creme culinário
  • 70gr água
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açucar

Recheio
  • 2 peitos de frango
  • 1 chávena de mistura de legumes congelados (ervilhas, cenoura, batata)
  • 300gr leite magro
  • 30gr farinha
  • 20gr creme culinário
  • 1 c. sopa de azeite
  • sal a gosto
  • noz moscada a gosto
Preparação

1.Pré-aquecer o forno a 200º

2. Para a crosta colocar todos os ingredientes no copo da bimby e programar 15 segundos, velocidade 6. Esticar a massa e recortar 2 círculos. Reservar.

3. Colocar o leite, creme culinário, farinha, sal e noz moscada no copo e programar 8 minutos, temperatura 90º na velocidade 4. Reservar.

4. Colocar o azeite no copo com o frango partido em pedaços e sal. Programar 8 minutos, velocidade colher inversa na temperatura varoma de modo a fritar ligeiramente o frango. Juntar os legumes e deixar por mais 10 minutos, velocidade colher inversa na temperatura 100.

5. Juntar o molho ao frango e envolver bem. Distribuir por 2 taças e tapar com a massa reservada. Levar ao forno por cerca de 15 a 20 minutos.


 Bom apetite, Su


Giveaway do dia de São Valentim a decorrer Aqui




Chicken Pot Pie... and one thing only 

I'm not good at any sport. As a young girl I was always left over after the teams were chosen and today I always give into something that avoids me having to expose my physical abilities before others.
I'm not good at discussing politics and little I know about economics. I'm not good with numbers and I always get confused with them, much as it pains me to admit and the numbers are perhaps my Achilles heel {there, I said it!}
I'm not good at being good at things I do not like and do not motivate me and I'm not good at being social. I'm not good, according to my father, in the kitchen and my stews or seafood rice are really far away from the ones my mother makes.

I'm not good at dealing with bad criticism and I am not good at dealing with the disappointments that people bring me occasionally. I'm no good {even though I’m learning}  to ignore what others think and even less to deal with jealousy {not that kind... but some other kind}. I'm no good forgetting what should be forgotten.

But I do believe I'm
good at this. I believe that, even if only a small number of people likes what I do, that's enough for me to consider myself good. For the first time in my life I do not care of those who do not like or those who do not believe because, for the first time in my life, I found something that I truly think I’m good at.
And the feeling of pride and satisfaction is such that I find the strength and motivation to continue even on those nights when tiredness is almost overwhelming, the cold asks for the couch warmth and sleepiness calls for an earlier bedtime.

I do not care, because the sense of
achievement after a job is completed and approved is enough to make me continue to think so ... that I am good at it.

I'm not good at many things, but I am good in one and one is what it takes for me.


Ingredients:

Crust
  • 300gr flour
  • 100gr Soya butter
  • 70gr water
  • 1 pinch of salt
  • 1 pinch of sugar

Filling
  • 2 chicken breasts
  • 1 cup frozen mixed vegetables (peas, carrots, potatoes)
  • 300gr skim milk
  • 30gr flour
  • 20gr soya butter
  • 1 tblspoon olive oil
  • salt to taste
  • nutmeg to taste
 

Method

1.Pré-heat the oven to 200 ºC

2. For the crust put all the ingredients in a blender (or Thermomix) and mix in well. Stretch the dough and cut out 2 circles. Reserve.

3.In a medium saucepan, heat the butter over medium-low heat until melted. Add the flour and stir until smooth. Over medium heat, cook until the mixture turns a light, golden sandy color, about 6 to 7 minutes.

4.Meanwhile, heat the milk in a separate pan until just about to boil. Add the hot milk to the butter mixture 1 cup at a time, whisking continuously until very smooth. Bring to a boil. Cook 10 minutes, stirring constantly, then remove from heat. Season with salt and nutmeg, and set aside until ready to use.

5. Put the olive oil in a saucepan with chicken cut into pieces and salt and let it fry a little. Add the vegetables and leave for another 10 minutes.

6. Add the sauce to the chicken and mix well. Pour over 2 glasses and cover with the reserved dough. Bake for about 15 to 20 minutes.


 Bom apetite, Su

31 comentários:

  1. Gostei muito da partilha que fez, e tenho a dizer que as pulbicações com que nos presenteia são muito boas, o seu blog é uma inspiração e a forma como está concebido cativa os que passam por aqui :) E mais um coisa importante a referir em relação ao impacto positivo do seu trabalho, o meu blog teve inicio com uma receita tirada deste belo espaço criado por si, ou seja aquilo que faz tem influencia nos que vão passando por aqui, e levamos sempre algo novo para partilhar :)
    Falando da receita ficou com um aspecto delicioso e a apresentação está lindissima :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, fico mesmo muito contente por perceber que de alguma forma posso ter servido para teres decidido criar o teu espaço. E se ele se revelar para ti, como o meu se revelou para mim, a tua vida irá ser melhor de certeza :)
      Um grande beijinho e muito obrigada

      Eliminar
  2. Às vezes também me sinto assim, e acho que foi uma combinação de uma educação mais rígida com o facto de ter tido os amigos errados durante a adolescência. Mas depois cresci, arranjei os amigos certos, sinto-me apoiada e valorizada (por mim própria também) e continuo a tentar, como tu, não ligar às críticas e àquele sentimento de inferioridade que por vezes teima em aparecer. Afinal, fossem todos os defeitos esse, e o mundo estaria cheio de pessoas que constantemente se tentam superar - não parece assim tão mau ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Sabes que mais, não és boa, és muito boa! Fotografias fabulosas, textos lindos e sentidos, receitas divinais e um imenso bom gosto!
    ... já agora, quem te disse que não eras boa a ser social?
    Um beijinho minha querida! Para a semana, segunda-feira, envio-te aquilo :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera, obrigada minha querida :)
      Quanto a ser social... uhmm... acho que depende da circunstância :)
      E cá fico à espera.

      Eliminar
  4. Su, gostei muito do teu post sincero. Revi-me em muitas das coisas que disseste. Também não sou boa em muitas coisas e cada vez menos me custa aceitar isso. Há que nos agarrarmos ao que é bom, sim. E o teu blogue é muito bom :)
    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilídia, é dificil decidirmos agarrar-nos àquilo em que somos bons, mas depois de feita a decisão tudo parece mudar :)
      Um grande beijinho e obrigada

      Eliminar
  5. Acontece que sou assim um pouquinho como tu... não sou boa numa série de coisas. Mas pelo menos tu sabes que és boa numa. Eu ainda ando à procura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ondina... tenho a certeza que és boa em muitas... a diferença é que eu já aprendi a "ver" a minha e tu ainda não :)

      Eliminar
  6. Acho que a partir de uma cita idade ja nao temos que nos preocupar com o que os outros gostam, mas sim com o que nos gostamos... E percebemos que ja nao temos que ser boas a tudo mas sim ser boas naquilo que mais gostamos... :)))))
    E essa tarte esta com um ar e aspecto maravilhoso.. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Susana,

    Não concordo...não acho nada que seja só boa no que faz no Cavalinho de Madeira...acho que é a melhor!
    Beijinho!
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara... e pronto, agora fiquei completamente babada :)
      Muito obrigada

      Eliminar
  8. Que diferente!
    Parece delicioso...
    Beijos

    http://tuorganizas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Partilhamos algumas características. Desde a aversão por números e contas até a não esquecer o que devia de ser esquecido. E partilhamos também o gosto pela culinária e a maternidade.
    Adoro vir aqui ao teu blogue e ver estas fotografias lindas e inspiradoras.
    Beijinhos e o teu projecto é lindíssimo. Que corra tudo pelo melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, obrigada e continua a passar por cá :)

      Eliminar
  10. Bem original essa tarte,gostei do tudo que leva,aspecto 5*
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Ohhh Su! És tão boa naquilo que fazes :) e o teu pai só quer agradar a tua mãe a dizer isso, só pode :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SAV, o meu papá não gosta cá de comidinhas modernas e saudáveis... ele gosta é da coisa tradicional e bem apurada... LOL... mas afinal, a minha mamy é uma cozinheira fantabulástica, e melhor do que eu sem dúvida nenhuma ;)

      Eliminar
  12. ás vezes passamos a vida à procura das coisas em que somos realmente bons. e ás vezes somos bons em coisas que nem sabemos :) a vida é uma autêntica descoberta :)
    eu adoro as tuas fotos e as tuas receitas :) sempre fasntásticas :) beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que delicado...que lindo ...que chique....amei

    Dar uma olhadinha no meu blog...ele so tem um mes de vida....rssrsrsrsrsr

    http://virandocomida.blogspot.com

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Nao podia sentir-me mais identificada no que escreveste... É assim que me sinto constantemente... Felizmente tenho ao meu lado agúem que me vá puxando para cima e que me faz esquecer 33 anos de gente a puxar-me para baixo! Acredito hoje que parte depende de nos, de acreditarmos em nos próprias e acima de tudo nao sermos dependentes dos elogios dos outros... É tramado e doloroso quando assim o é.
    Gosto muito do teu trabalho! Muiiiiito e isso diz muito co certeza!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Definitivamente temos de acreditar em nós. Eu ainda estou a aprender a fazer isso e a ignorar os demais... mas aos poucos chego lá. E tu também, é só propores-te a isso :)
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  15. Não és só boa no trabalho do Cavalinho de Madeira... Também és boa cozinheira, e boa "marketeer" porque "vendes" o teu conceito de vida de uma forma irresistível e inspiradora, és boa criativa, és boa mãe e boa esposa, com certeza és boa profissional (a avaliar pela forma como já te expressaste em relação ao teu trabalho)e pareces ser boa pessoa portanto és boa numa data de coisas (verdadeiramente importantes) e isso é que interessa... não aquilo em que és menos boa. Se nós fôssemos bons a tudo acho que não seriamos suficientemente humildes para aprender mais (basta ver os que acham que são).
    Eu tenho muitas vezes medo de começar porque sei que ao início não vou ser boa, mas agora estou a obrigar-me a vencer o medo e comecei a fazer umas coisas que sempre quis fazer mas deixei para trás. E até estou a descobrir que posso ser boa, só me falta a experiência.
    E essa tarte de frango também parece ser bastante boa. A forma como está apresentada é um mimo, adoro a delicadeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vee :) Muito obrigada... quase fico sem palavras.
      E, apesar de já te ter dito, continua a acreditar que rapidamente chegarás lá. Um grande beijinho

      Eliminar
  16. Hmm comida com surpresa, adoro coisinhas assim! Para mim és boa senão não estava aqui sempre adorar tudo o que fazes. Um bom fim de semana***

    ResponderEliminar
  17. Acho que em vez de analisares as coisas em que achas que não és boa...deverias enumerar e valorizar todas aquelas em que és uma PRO :)
    Como diz a Vee ...são muitas.
    Se fôssemos todos bons nas mesmas coisas era aborrecido!!
    Adoro os teus blogs, as tuas receitas saudáveis, as fotos, o teu trabalho no Cavalinho de Madeira e a maneira como te expressas.
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  18. Não temos de ser bons em tudo na vida, mas basta ser naquilo que verdadeiramente gostamos :)
    Temos de valorizar mais aquilo em que somos bons (uma coisa que também foco poucas vezes...).
    Lindas fotos sempre :) beijinhos.
    (o kefir não está esquecido querida, apenas não está crescido!)

    ResponderEliminar
  19. Su, eu discorto do teu pai, ele que me perdoe, mas na cozinha tu és muito boa.
    Basta olhar para este teu blog e todas as receitas que aqui partilhas, tal como esta que acabei de ver. Muito boa e bonita apresentação.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Oh Su, tu és simplesmente singular no que fazes e na maneira como o fazes. O teu bom gosto, a tua delicadeza e a tua singularidade nota-se em cada post, em cada detalhe das tuas receitas e fotos...ah as fotos!! espantosas.
    Gosto muito do teu blog, e da tua maneira de viver e ver a vida, e espero que o Cavalinho de Madeira tenha muito sucesso, o sucesso que tu mereces.

    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar