Tarte de Abóbora Assada com Ricotta e Cebola Caramelizada... porque simplesmente adoro.


{scroll down for english version}

Adoro abóbora assada. É possivelmente das coisas que mais gosto [ tirando o chocolate, a manteiga, massas, ... ] e devo dizer que anseio o tempo das belas abóboras só para poder fazer tabuleiros de abóbora assada para usar nas mais diversas formas.





E quando temos uma mãe maravilhosa que nos traz abóboras lindas biológicas do mercado, de várias diversidades e tonalidades diferentes, eis que nos deparamos com uma busca incessante e incansável das melhores e mais apelativas receitas. 





E assim, numa bela manhã, dou por mim a temperar os cubos que me fazem desde logo antecipar o que por aí virá e praticamente a salivar perante a cor laranja vibrante de algo que eu sei que não me desiludirá. Diretamente do tabuleiro vou roubando um atrás de outro pedaço como se de uma verdadeira guloseima se tratasse e sinto-me realmente feliz quando constato que afinal não preciso de tudo para a minha tarte... sinto-me quase no céu...




A combinação de ricotta e abóbora já não é nova para mim, ainda assim não resisti a usá-la mais uma vez. Complementada pelo crocante das folhas de salva assadas e pela doçura de cebolas perfeitamente caramelizadas, esta tarte revelou-se praticamente um sonho para o paladar.


Ingredientes


  • 1 Abóbora butternut média
  • 250gr de Ricotta
  • 2 cebolas vermelhas
  • 1 placa de massa quebrada (preferencialmente caseira)
  • 8 a 12 folhas de salva fresca + algumas para decorar
  • 1 c. sopa de alecrim seco
  • 2 c. sopa de creme culinário vegetal
  • 1 c. chá de azeite
  • Sal
  • Pimenta

Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Preparar uma forma de tarte com fundo amovível com papel vegetal, bem como um tabuleiro de forno.

2. Descascar e arranjar a abóbora e cortar em cubos médios. Dispor no tabuleiro e temperar com sal, pimenta, alecrim e as folhas de salva picadas. Envolver bem e arranjar numa única camada. Por cima colocar pequenas nozes de 1 c. sopa do creme culinário e levar ao forno por cerca de 20 minutos ou até que a abóbora asse mas sem se desfazer completamente.

3. Numa taça temperar o ricotta com sal e pimenta. Reservar. 

4. Cortar as cebolas em luas e levar ao lume baixo com o restante creme culinário, o azeite e uma pitada de sal. Deixar cozinhar lentamente até que caramelize, controlando sempre.

5. Colocar a placa da massa folhada na forma e por cima papel vegetal com feijões (ou outra alternativa. Levar ao forno por cerca de 10 a 15 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer ligeiramente.

6. Cobrir a tarte com o ricotta e por cima dispor os cubos abóbora. Espalhar a cebola por cima e levar ao forno por mais cerca de 10 a 15 minutos. Decorar com as folhas de salva e servir. 




sigam o Suvelle Cuisine no Facebook }

 Bom apetite, Su



Baked Pumpkin Tart with Ricotta and Caramelized Onion



Ingredients:


  • 1 medium butternut squash
  • 250gr Ricotta  
  • 2 red onions 
  • 1 plate of pastry (preferably homemade) 
  • 8-12 fresh sage leaves + some to decorate 
  • 1 tblsp dried rosemary  
  • 2 tblsp culinary vegetable margarine 
  • 1 tsp olive oil 
  • salt 
  • pepper
 

Method

1.Preheat oven to 200 º C. Prepare a pie baking dish with removable bottom with parchment paper and a baking tray as well. 

2 . Peel and arrange the squash and cut into medium cubes . Arrange in the pan and season with salt, pepper , rosemary and sage leaves chopped . Wrap well and arrange in a single layer . Spread small nuts of half the vegetable margarine and bake for about 20 minutes or until the pumpkin is baked but still firm. 

3 . In a bowl season the ricotta with salt and pepper. Reserve. 

4 . Cut onions into moons and bring to a low heat with the remaining vegetable margarine, olive oil and a pinch of salt. Simmer slowly until caramelized, always controlling. 

5 . Place the pastry in the dish and top with parchment paper and some beans (or other alternative). Bake for about 10-15 minutes. Remove from oven and let cool slightly. 

6 . Cover the pie with ricotta and arrange the pumpkin cubes. Spread the onion on top and bake for about another 10 to 15 minutes . Garnish with sage leaves and serve.



follow Suvelle Cuisine on Facebook }

 Bom apetite, Su

17 comentários:

  1. Eu também amo abóbora assada... é das melhores coisinhas do mundo! :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma tarte tão linda
    Adorava provar
    bj

    ResponderEliminar
  3. Olá Su!
    Gosto imenso do seu "espaço na net", aqui sente-se sempre calma, tranquilidade, segurança e cheirinhos bons e maravilhosos! As suas fotografias são de se ficar a babar! E as suas palavras sempre tão doces...!
    Só esta semana é que "aprendi" a gostar de abóbora assada (e batata doce), por isso é um gosto recente que estou a conhecer. Esta tarte tem tão bom aspecto! Vou levá-la comigo para a experimentar. :) E espreitar as suas outras sugestões.
    Um beijinho e boa semana. :*

    ResponderEliminar
  4. Além de linda, essa tarte deve ser uma perdição, estou a salivar :D
    bjinhos
    Sara

    ResponderEliminar
  5. Querida Su,

    Esta receita poderia ser minha, pois adoro abóbora de 1000 e 1 maneiras. Muito a meu gosto. Um abraço aqui do meio do mar.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  6. Olá Su
    Receita apetecível! Fotografias encantadoras. Como sempre, aliás.
    Um beijinho
    Guida

    ResponderEliminar
  7. O sabor será com certeza divinal, mas as cores da tarte estão lindas, vívidas e perfeitamente outonais.

    ResponderEliminar
  8. E eu com duas abóboras Hokaido à minha espera. Vou ter que testar esta receita. Bjs T.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. T, tenho por aqui também uma receita de abóbora Hokaido recheada no forno. Honestamente para assar assim as Butternut são as minhas favoritas, por isso é o que te aconselho :)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
    2. Obrigada Su, Acabei por fazer com as Hokaido e ficou deliciosa. Vou seguir a receita da Hokaido recheada assim que a tenha disponível no meu fornecedor de legumes Bio. Volto a testar esta receita com a Butternut :). Bjsss

      Eliminar
  9. Gosto tanto, mas tanto! Aposto que com tofu também fica maravilhoso! Vou experimentar um dia destes.

    ResponderEliminar
  10. Su,

    Abóbora assada é outra dimensão (mesmo para os esquisitinhos que dizem que não gostam de abóbora)! E com ricotta e salva e em tarte não há nada que possa ser melhor. :)

    Um beijo e muitas felicidades*

    ResponderEliminar
  11. Nunca experimentei assar abóbora, uma ideia a pôr em prática. A tarte deve ser divinal. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Nunca experimentei abóbora assada mas tenho visto em tantas receitas que estou mesmo tentada em experimentar.
    Adorei a combinação :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Uma combinação altamente divina e apetitosa!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  14. Esta receita está simplesmente fantástica e toda ela respira outono. ;) Adoro as cores, as imagens ficaram lindas e esta tarte de abóbora deve ser mesmo uma coisa do outro mundo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Oh Su, essa tarte ficou linda com essas cores maravilhosas e ainda por cima vinda da mamã com tanto carinho!
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar