Bolachas de Nestum sem Açucar... em vez de um simples pacote


{scroll down for english version}



Falava ontem com o meu sogrinho {um beijinho para ele} sobre um seu colega que acredita que todas as maleitas do corpo podem ser evitadas/curadas através da alimentação que fazemos.


BolachasdeNestum

E a verdade é que, não sendo uma fundamentalista, eu acredito que efetivamente a alimentação que fazemos determinam grande parte da nossa aparência, bem estar e saúde. 
Acredito que hoje em dia se peca por muito excesso e que, sem qualquer sombra de dúvida, isso influencia as doenças dos tempos modernos de que grande parte da população padece.

LR26

untitled-33

untitled-15

Sinceramente gostava de ir ainda um pouco mais além e conseguir erradicar de uma vez determinados alimentos, nomeadamente tudo o que não é de produção biológica e os que são processados. Contudo sei que muito dificilmente o conseguirei fazer pelas mais diversas razões. Talvez um dia destes me decida efetivamente a fazê-lo.

Mas enquanto isso não acontece, procuro tentar que a grande maioria daquilo que comemos em casa seja o mais saudável possível. Opto pelas pizas caseiras em vez das encomendadas, opto pelo cheiro aconchegante de um bolo a cozer no forno em vez de de comprar aquele croissant ou aquele pão de leite, opto por fazer umas bolachas toscas com a ajuda de umas mãozinhas sapudas em vez de simplesmente abrir um pacote.

untitled-16

untitled-52

E dia após dia consigo banir mais um bocadinho tudo aquilo que acho que não acrescenta nada de bom à saúde da minha família, esperando com isso tornar-nos um pouco mais saudáveis e bem mais felizes.


Ingredientes


  • 2 bananas médias
  • 1/2 chávena de mel
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo (preferencialmente biológico)
  • 1 chávena de Farinha integral
  • 1/2 chávena de Farinha branca
  • 1/2 chávena de flocos de aveia
  • 100 gr de Nestum
  • 1/2 c. sobremesa de bicarbonato de sódio

Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 180º  

2. Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e misturar tudo, durante alguns segundos na velocidade 6. 

3. Formar pequenas bolas e dispor num tabuleiro, achatando-as com a ajuda das costas de uma colher. Levar ao forno cerca de 15 a 20 minutos


sigam o Suvelle Cuisine no Facebook }

 Bom apetite, Su



No Sugar Nestum Cookies



Ingredients:


  • 2 medium bananas 
  • 1/2 cup honey 
  • 1 pinch of salt 
  • 1 egg (preferably organic)
  • 1 cup Wholemeal 
  • 1/2 cup of all purpose flour 
  • 1/2 cup of rolled oats 
  • 100 gr Nestum 
  •  1/2 tspoon baking soda


Method

1. Preheat oven to 180 º C   

2. Place all ingredients in thermomix cup and mix for a few seconds on speed 6. 

3. Form small balls and arrange on a baking tray, flattening them with the help of the back of a spoon. Bake about 15 to 20 minutes.



follow Suvelle Cuisine on Facebook }

 Bom apetite, Su

17 comentários:

  1. Concordo que a alimentação é a base de uma vida, beleza e mente sã.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  2. Verdade, a alimentação reflecte-se no exterior e interior...Ficaram um mimo as bolachinhas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Achei a receita muito interessante.
    O resultado final agradou-me e muito,devem ter ficado uma delicia
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  4. OMG, adoro nestum acho que vou fazer estas bolachas muitas vezes!!!

    ResponderEliminar
  5. Lindas Su, tenho que testar :) Tal como tu também faço o meu caminho pela comida mais saudável possível para a minha família. Bjss e obrigada pela inspiração nas receitas. T.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito das bolachinhas... Confesso que também sou fã da alimentação saudável. Gosto de ler os rótulos e mesmo nas receitas que faço em casa tento manipular as gorduras más e o açúcar para que fiquem o mais saudáveis possível... mas nem sempre conseguimos. A vida corre, e às vezes é mais fácil retirar qualquer coisa rápida do pacote. Além disso ainda há biológicos muito caros, se bem que compreendo que o preço se deva às perdas da não utilização de químicos e outros factores, mas torna-se difícil para o consumidor comum... Mesmo assim, ao ir fazendo umas bolachinhas e uns bolinhos mais saudáveis, e uma ou duas refeições mais cuidadas por semana, as diferenças notam-se em nós e não é só por fora, no peso, na própria pele ou no cabelo, mas também no nosso humor e bem estar :)

    ResponderEliminar
  7. A chávena que usa é de que capacidade?
    Peço desculpa pela minha pergunta mas há sempre variantes da capacidade da chávena, e uma vez que é feito na Bimby seria masi fácil se fosse em gramas.
    Obrigada e deixe-me que lhe diga... ADORO o seu blog! Bjinho :o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais obrigada :)
      A chávena que uso é uma daquelas canecas de beber leite e tem uma capacidade na ordem das 130 gr de Farinha.
      Realmente poderia ter apontado o peso em gr através da bimby, mas muitas vezes uso a medida da chavena até mesmo a olho e por isso é que esta receita está com estas medidas. Tentarei ter mais atenção :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela atenção!
      Felicidades!
      :o)

      Eliminar
  8. Olá Su,
    Ter cuidados em ter uma alimentação saudável é cada vez mais uma preocupação, especialmente para nós mães, que temos de incutir bons hábitos aos nossos pintainhos.
    Adorei estas bolachas e com o gostinho do Nestum, só podem ser magníficas.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Achei a ideia fabulosa :) Tenho de experimentar, acho que os meus pequenotes vão adorar.... e acho que não vão ser só eles.... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que bolachinhas maravilhosas... adoro Nestum e fiquei muito curiosa para ver qual o sabor destas bolachas... lá terei que as fazer..hehehe

    beijinhos e boa semana
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Bem, em primeiro lugar adorava conseguir comer um pouco melhor.. e a verdade é que tento inovar tanto nos ingredientes como no seu modo de confecção para poder comer e viver melhor. Mas simplesmente não consigo resistir aquele bolinho que está a olhar para mim no cafe, ou aquele pacote de bolachas, ou aquele chocolate com caramelo.. huuummm.. Mas pouquinho a pouquinho, e cada vez mais, os alimentos pouco saudáveis tem ficado do lado de fora da porta, e admito que o blogue tem uma influencia muito positiva, que me faz tentar novas receitas e consequentemente menos alimentos processados. Tenho agora de entrar pelo mundo dos doces e bolachinhas mais saudáveis e sem tanto açúcar, como essas delícias que apresentas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que bonitas, têm muito bom aspecto e se são saudáveis venham elas! Adorei as imagens como sempre! beijos

    ResponderEliminar
  13. Adorei o aspecto destas bolachas!
    Eu também prefiro a comida homemade...faço as minhas próprias pizzas, a minha massa quebrada, os meus bolos (mesmo de aniversário), as minhas bolachas, as minhas barras de cereais...uso ovos biológicos...Tento que a comida seja o mais verdadeira possível...
    Adorei a tua sugestão!
    Fotos belíssimas!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Que boa sugestão! Ando à procura de receitas de bolachinhas ou biscoitos caseiros para ir substituindo os pacotes que ainda vão entrando cá em casa.
    Obrigada :)
    http://tomilho-limao.com/

    ResponderEliminar