Tosta de Alperces grelhados, Ricota e Tomilho-Limão... e as verdadeiras angústicas


{scroll down for english version}


Não sabemos o que é sofrer até vermos um filho doente.

Collages11

O sorriso constante apagado numa linha ténue, a correria intensa transformada em súplicas por colinho, a preocupação de que estrague as paredes convertida no terror mais assustador que pode existir.

ApricotToast_20140513_0025-2 LR33

Os seus bracinhos engolem os meus ombros como que a pedir-me que faça parar toda a sua dor e mau estar e o meu coração rasga-se por não ter o poder de o fazer. E não importa se é uma simples gastroenterite ou uma trivial amigdalite porque para uma mãe qualquer maleita que apague os seus sorrisos é, sem sombra de dúvida, a pior maleita do mundo.

ApricotToast_20140513_0026

Sei que será assim para todo o sempre, sofrer por pensar que eles podem sofrer. Querer protegê-los das bactérias, dos perigos, querer protegê-los de todos, do mundo... da vida...

ApricotToast_20140513_0036

E tudo deixa de fazer sentido até àquele preciso instante em que os seus olhos voltam ter aquele brilho só deles, em que se levantam para pegar num lápis de cor porque querem pintar e, dos seus lábios inocentes e ternos, escutamos... "Mãe... vem pintar comigo!"

ApricotToast_20140513_0029

Suspiro de alívio e sei que consigo enfrentar tudo na vida por eles, mesmo horas intermináveis de agonia, só para vê-los sorrir ... só para vê-los felizes...



Ingredientes


  • 2 fatias de pão saloio
  • Alperces pequenos (de preferência biológicos)
  • 4 c. sopa de ricotta
  • 1 punhado avelãs
  • Folhas de tomilho-limão
  • Xarope de agave a gosto (ou mel)

Preparação

1. Numa grelha colocar os alperces descaroçados e cortados em metades e deixar grelhar ligeiramente dos dois lados. Torrar as fatias de pão e deixar arrefecer ligeiramente.

2. Nas fatias de pão barrar a ricotta e dispor por cima os alperces, as avelãs grosseiramente picadas e as folhas de tomilho-limão. Regar com um pouco de xarope e servir.



sigam o Suvelle Cuisine no Facebook Instagram }

 Bom apetite, Su



Roasted Apricots, Ricotta and Lemon thyme Toast



Ingredients:


  • 2 slices of rustic bread 
  • Small apricots (preferably organic) 
  • 4 tblspoon ricotta  
  • 1 handful hazelnuts 
  • Leaves of lemon thyme 
  • Agave syrup to taste (or honey)


Method

1. In a griller place the apricots pitted and cut into halves and leave grilling slightly on both sides. Toast the bread slices and let cool slightly. 

2. Spread the ricotta on top of the slices of bread and arrange the apricots, coarsely chopped hazelnuts and the leaves of lemon thyme. Drizzle with a little syrup and serve.



follow Suvelle Cuisine on Facebook and Instagram}

 Bom apetite, Su

11 comentários:

  1. Olá Su M!
    Ficaram lindas estas tostas, um encanto e cheira a Verão por aqui. Eu também gosto das frutas desta estação, bem como as cores lindas e frescas. E alperces então adoro. As imagens, lindas como sempre. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. No falta mucho para que maduren mis albaricoques y a parte de aprovecharlos para hacer mermeladas este año algunos de ellos irán destinados a esta receta tuya.
    Un abrazo.
    Blanca de JUEGO DE SABORES

    ResponderEliminar
  3. Quando estão doentes, sem correrias, sem risos é tudo muito triste.

    Alperces é daquela fruta que sabe a bom tempo. A tosta tem óptimo aspecto.

    ResponderEliminar
  4. nectarinas e tomilho-limão são a minha combinação favorita para o verão. E é a isso que cheiram estas tuas tostas: a dias de brisa morna, sol alto, tempo até ao infinito.

    ResponderEliminar
  5. Tão verdade Su!!!
    É incrível o poder do cordão umbilical e é para a vida, é como se nunca fosse cortado..., só nós mães sabemos exactamente o que escreves e até se me aperta o coração só de ler, pois sinto-o.
    As tuas tostas..., acho que os alperces não podiam ter tido um destino mais delicioso e requintado.
    Beijinhos grandes e espero que os teus pintainhos estejam todos bem e saudáveis,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. espero que esteja tudo bem agora :) e andamos em sintonia :) tostas com tomilho-limão, muda o ingrediente principal :)as fotos estão lindas :) apaixonei-me por elas no Pinterest e depois fiquei com um sorriso enorme quando vi que eram tuas :) um beijinho*

    ResponderEliminar
  7. imagino que seja um grande nó na garganta ver um filho doente :(
    mas mesmo assim consegues arranjar um bocadinho tempo e energia para nos brindar com as tuas receitas e fotografias bonitas!

    ResponderEliminar
  8. Que fotos lindas, adorei as tostas, com um cheiro a verão e cores de calor!
    Espero que já esteja tudo bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que lindas tostas! Mais uma vez fotos magnificas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. E parece que em pequeninos tudo se torna mais terrível! Ir a correr com um bebé cheio de febre para o hospital, (de ambulância), depois de uma convulsão é das coisas que lembro com mais desespero!
    Passarem de correr a murchinhos murchinhos é um desalento :-) Mas depois de tudo passar, dou comigo a desejar que parem um bocadinho, mas nunca por estarem doentes!
    As tuas tostinhas ficaram deliciosas. Alperces são um dos meus frutos de eleição desta época. ADORO!
    Fotografias maravilhosas, como sempre :-)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  11. Que lindo texto como sempre, adoro a simplicidade desta receita. Tu tens o dom de transformar uma simples fatia de pão uma pequena maravilha, parabéns por isso! um beijo

    ResponderEliminar