SC_logo.png

5 Rituais para recomeçar bem

Há algo mágico nesta altura do ano: o regresso às aulas, a possibilidade de recomeçar do zero nas prioridades da vida profissional e familiar, a vontade de entrar na nova estação amena e até o antecipar de novas celebrações.

Ainda assim é comum sentirmos o peso daquela depressão pós-férias e até o início dos dias mais curtos e temperaturas mais frescas nos pode levar a sentir um certo desânimo.


Se tudo isto lhe soa demasiado familiar, posso assegurar que não é a única. À medida que a estação muda, é natural que o nosso estado de espírito mude também. Os especialistas confirmam que uma diminuição da luz do dia pode afetar o nosso sono, níveis de energia e capacidade social.


Embora seja essencial tomar medidas para proteger a sua saúde mental durante todo o ano, a mudança das estações pode exigir apoio extra. Torna-se necessário sermos proativos para evitar que a tristeza do outono e do inverno se instale.

Uma forma de proteger a nossa saúde mental é adotar alguns rituais que nos podem apoiar de maneira positiva. Continue a ler para conhecer os cinco rituais de bem-estar que pode implementar agora para que o regresso ao trabalho e à vida normal seja o melhor possível.



1. PLANEIE ALGO QUE LHE TRAGA ALEGRIA

Quando temos algo por que ansiar, olhamos para o futuro com antecipação e alegria.

Seja planear uma ida ao ballet, marcar um encontro com um amigo ou ir jantar naquele restaurante favorito, aponte numa lista coisas para um futuro próximo que lhe darão um impulso de bem-estar e energia.

O que quer que planeie, certifique-se de que o faz porque efetivamente lhe trazem alegria e não por obrigação ou FOMO (Fear Of Missing Out). Por outras palavras, seja intencional com o seu tempo e preencha-o com aquilo que valoriza.




2. ORGANIZE O SEU ROUPEIRO

A mudança de estação é o momento perfeito para fazer aquela limpeza no roupeiro e desfazer-se de uma vez de tudo o que já não usa. Procure instituições locais para doar itens antigos.

Faça uma revisão ao seu estilo, planeie e guarde referência daquilo que gosta e comece a planear de forma consciente os looks que pretende usar. Isto dar-lhe-á um propósito e permitirá sentir-se bem consigo e com a sua imagem.



3. ESCOLHA UM NOVO HOBBIE

À medida que o tempo lá fora se torna mais cinzento, tendemos a passar mais tempo dentro de casa - especialmente para quem trabalha a partir de casa.

Os hobbies ajudam a aliviar o stress enquanto permitem um escape criativo. Curiosamente podem mesmo ajudar a ter um melhor desempenho no trabalho. Seja praticar um desporto diferente, aprender fotografia ou desenhar, certamente encontrará algo novo para experimentar que a deixará mais feliz.







4. EXPERIMENTE UMA RECEITA NOVA

Cozinhar para mim é uma terapia. Ao fazer questão de experimentar uma nova receita a cada semana, há uma manifestação de intenção, de propósito e algo pelo qual ansiar, o que pode ser energizante e inspirador.

Além de ser uma oportunidade para redefinir o estilo de alimentação da sua família, pode conseguir mesmo reinventar os hábitos de todos os elementos, incluindo as crianças que também poderão participar.



5. PRIORITIZE O DESCANSO

Com a chegada dos dias mais curtos, é natural sentir-se mais cansada. Está comprovado que dormir o suficiente ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Crie um horário de sono consistente que funcione para si e, se o seu sono já estiver controlado, encontre outras formas de proteger o seu bem estar nesta estação. Isso pode significar escolher os seus compromissos com sabedoria, gastar menos tempo nas redes sociais ou cultivar mais amor próprio.