SC_logo.png

Focaccia de Azeite e Alecrim

Olive Oil Rosemary Focaccia



Follow me at Instagram | Bloglovin | Facebook | Youtube


Tenho de ser sincera: esta não era a focaccia que vos queria trazer. E por alguns momentos estive mesmo para descartar esta experiência e não a trazer para o blog.

Eu sou daquelas pessoas pessoas que entende que uma focaccia não é o mesmo que massa de pizza estaladiça com sal e folhas de alecrim. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

A focaccia autêntica é uma mistura entre o crocante e o fofo e o azeite é o verdadeiro segredo para conseguir tudo isso. Ainda que goste muito de massa de pizza com alecrim e sal, confesso que sempre que peço focaccia num restaurante italiano e em vez disso me dão a primeira fico um pouco irritada - e não há vez nenhuma que não o comente de forma assertiva e até algo indignada.


Mas adiante, eu que sou uma fervorosa defensora da verdadeira focaccia, dou por mim a partilhar uma receita que não é exatamente isso mas que ainda assim tinha mesmo de partilhar. A verdade é que assim que provei este pão de azeite - como é conhecido no seu país de origem - fiquei maravilhada. O interior não é exatamente fofo, mas antes um pouco mais consistente e a crosta exterior é absolutamente divinal. O azeite penetra na massa enquanto está no forno e meus caros... se são daqueles que adoram molhar o pão no azeite, não vão mesmo querer perder isto.


*

I have to be honest: this was not the focaccia I wanted to present to you. And for a few moments I was really about to discard this experience and not bring it into the blog.

I am one of those people who thinks that focaccia is not the same as crispy pizza crust with salt and rosemary leaves. One thing is one thing and another thing is another thing.

Authentic focaccia is a mix between crunchy and fluffy and olive oil is the real secret to getting it all. Although I really like pizza dough with rosemary and salt, I confess that whenever I ask for focaccia in an Italian restaurant and instead they give me the first one I get a little upset - and there's not one time that I don't mention it in a somewhat outraged manner.


But moving on, I, who am a fervent advocate of true focaccia, find myself sharing a recipe that is not exactly the real thing but I still had to share. The truth is that as soon as I tasted this olive oil bread - as it is known in its home country - I was amazed. The interior is not exactly spongy, but rather more consistent and the outer crust is absolutely divine. Olive oil penetrates the dough while it's in the oven and my dear ones ... if you are one of those who loves to soak bread in olive oil, you will not want to miss it.












Focaccia de Azeite e Alecrim


Ingredientes

  • 3/4 de chávena de água morna

  • 1 1/4 c. de chá de fermento seco ativo

  • 1 c. de chá de açúcar mascavado

  • 2 1/2 chávenas de farinha de trigo

  • 1 c. de chá de sal, mais extra para polvilhar por cima

  • 1/2 chávena de azeite, uso dividido

  • 3 raminhos de alecrim fresco


Método

  1. Coloque a água morna numa taça pequena e polvilhe o fermento e o açúcar por cima. Mexa para dissolver e deixe descansar por 15 minutos.

  2. Numa taça grande coloque a farinha, o sal e a metade do azeite (1/4 de chávena). Misture ligeiramente.

  3. Despeje a água do fermento na mistura de farinha. Com uma colher envolva bem a massa. Despeje para uma superfície enfarinhada e amasse por mais alguns segundos.

  4. Unte uma taça com azeite e coloque a massa dentro. Tape com um pano de cozinha e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de uma hora.

  5. Deite duas colheres de sopa do azeite restante numa forma de forno e espalhe uniformeme