
O fim-de-semana é possivelmente o momento que mais tempo passamos a ansiar ao longo da vida. E é ao fim-de-semana que podemos largar o stress do trabalho e sair da rotina própria de quem tem filhos (e de quem não os tem) e aproveitar para fazer coisas diferentes que nos permitam recarregar a bateria para a semana seguinte.
Com as crianças mais crescidas, e após o tormento de meses a fio fechados em casa, damos por nós a querer sair, visitar sítios novos, ou simplesmente fazer coisas diferentes que nos estimulem a nós, os adultos, mas também a eles, miúdos.
COISAS PARA FAZER COM AS CRIANCAS
Visitar o Oceanário
O Oceanário é daqueles programas que os miúdos adoram e que, por alguma razão, eu acho sempre um programa quase calmante. Tipicamente gosto de acabar o programa com uma viagem de teleférico e umas pizas no restaurante Zero Zero.
Ir a uma Exposição ou Teatro
De acordo com a idade existem, felizmente, várias opções. Por exemplo o Pavilhão do Conhecimento na zona do Parque das Nações que vai alternando a temática e é sempre divertido e didático.
Com os meus filhos a entrarem noutras idades, gostamos de visitar monumentos (como o Palácio de Sintra), exposições como as do MAAT (Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia) ou até mesmo teatro.
Passear na Tapada de Mafra
Sou suspeita porque, obviamente, vivo em Mafra. Mas quem diz a Tapada de Mafra, diz outros parques naturais que agradam sempre aos pequenos.
Ir ao Cinema
Cinema = Pipocas! E quem não adora? Também gosto de fechar este programa com um jantar num local à escolha deles - e sim, nestes dias podem escolher MacDonalds.
Fazer uma receita
Fazer um bolo ou bolachas com as crianças é das coisas mais simples mas ao mesmo tempo mais divertidas, sobretudo para elas. O truque é mentalizar-nos que a cozinha vai mesmo ficar um pandemónio, mas no final vale sempre a pena.
Visitar uma Localidade próxima
Com tantas vilas/cidades/localidades bonitas, se o tempo permite é uma das melhores opções para sair de casa ao fim-de-semana. Óbidos, Mafra (com visita ao Palácio Nacional), Sintra (com visita ao Palácio da Pena) ou até mesmo o centro da Baixa Lisboeta são algumas opções giras para quem vive na zona da grande Lisboa.
COISAS PARA FAZER EM CASAL
Quando existe essa possibilidade - e nós tentamos criá-la sempre que possível a bem da saúde da nossa relação de casal - aproveitamos para fazer coisas que nos dêem prazer e nos permitam relaxar, namorar e desfrutar um do outro. Os filhos são uma benção, mas regressarmos à fase de namoro tem tanto de maravilhoso como de necessário.
Fazer um programa de jantar + cinema
Este foi e continua a ser um dos nossos programinhas de eleição. Claro que não o fazemos agora tantas vezes como gostaríamos, mas é daqueles programas básicos e bem acessíveis que permitem escapar do papel de pais por umas horinhas.
Dar uma escapadela romântica
Apesar de um pouco mais dispendioso, passar uma ou duas noites fora é daqueles bálsamos incríveis e milagrosos para uma relação. Não apenas pelo facto de estarmos afastados das crianças, mas porque nos afastamos literalmente da rotina da vida diária e dos espaços comuns.
Passar o dia fora de casa
Quem nunca saiu porta fora de manhã cedo e só regressou noite dentro? E que absoluta maravilha ter um dia inteiro para ir àquele café, visitar aquela exposição, comer um gelado ou um crepe ou simplesmente ir ver o mar.
Ou passar o dia dentro de casa
Passar o dia dentro de casa - especialmente se o tempo convidar a isso - pode ser igualmente delicioso. Sem as preocupações das refeições ou a necessidade da atenção às crianças, podemos dedicar o dia a fazer aquilo que mais nos dá prazer: um banho a dois, sushi no chão da sala e muito romance à mistura.
COISAS PARA FAZER SOZINHA
Existem muitas pessoas para quem estar sozinho é uma tortura. Quanto a mim, sou daquelas pessoas que aprecia esporadicamente alguns momentos de solidão. Sem nada nem ninguém, confesso que sinto uma certa liberdade em me ter apenas a mim própria como companhia.
Tomar um banho de Imersão
Ainda que esta seja daquelas coisas que também saiba bem fazer a dois, tomar um banho de imersão com muita espuma, apenas com o ambiente de algumas velas e a música favorita em fundo é um daqueles momentos repletos de serenidade perfeitos para relaxar.
Sofá e Netflix
Não há muito a dizer: a série favorita na televisão e uma taça de cereais compõem definitivamente um dos meus programas preferidos.
Spa time
Marcar uma massagem, as unhas ou o cabelo e cuidar-mos de nós é algo que nos enche de prazer e nos faz sentir completamente renovadas. E havendo possibilidade, passar numa loja e comprar um miminho para nós mesmas completa o dia de forma fabulosa.