SC_logo.png

7 Dias depois do microagulhamento com Dermapen


Follow me at Instagram | Bloglovin | Facebook | Youtube


São 39 acabados de fazer e a idade já se vai fazendo notar. E por mais que tente abraçar este processo de envelhecimento da forma mais natural possível, a verdade é que por vezes olho-me ao espelho e vejo - talvez com olhos demasiado críticos - as rugas, as manchas, a flacidez da pele e sinto vontade de puxar aqui, preencher ali... enfim, tudo aquilo que qualquer mulher com a minha idade com certeza sente.


Tenho conseguido manter-me afastada dos preenchimentos - botox e afins - em grande parte devido a questões relacionadas com o meu sistema auto-imune, e em parte também porque muito honestamente não sei como a pele se comportará relativamente ao preenchimentos/fillers com o passar dos anos. Mas cada vez mais dou mais atenção à pele e procuro tratamentos não invasivos que me permitam acima de tudo cuidar e prevenir e até reverter alguns dos efeitos do envelhecimento.


Além de ter uma rotina que inclui sempre hidratação, proteção UV e retinol, decidi também fazer alguns tratamentos mensais mais profissionais que permitam resultados mais visíveis.


Siga-me no Instagram e veja o tratamento nos destaques de Beauty

Um desses tratamentos que fiz, foi um Microagulhamento com Dermapen. Para quem não conhece aqui fica em que consiste e o que promete este tratamento:



O QUE É O MICROAGULHAMENTO?


O microagulhamento é um tratamento estético que serve para remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, outras cicatrizes, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com micro-agulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão firmeza e sustentação à pele.


Este tratamento pode ser realizado de dois modos, usando um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen.


Este tratamento pode causar alguma dor e desconforto, quando são usadas agulhas com mais de 0.5 mm e por isso, nesse caso pode ser indicado usar uma pomada anestésica antes de iniciar o procedimento. Todavia, agulhas menores não precisam desse passo.



O QUE É DERMAPEN COM DRUG DELIEVERY?


A Dermapen é uma caneta de microagulhamento automática mais otimizada do que o convencional dermaroller. O Drug Delivery permite a entrega eficaz de moléculas terapêuticas em diversos alvos da pele. O estrato córneo (camada mais superficial da pele) é a mais importante barreira e o que limita a penetração dos princípios ativos. Para se ter uma ideia da capacidade dessa barreira, apenas cerca de 0,03% de um produto aplicado topicamente consegue chegar às camadas mais profundas.

As microperfurações da técnica de drug delivery têm a função de vencer essa barreira natural, entregando os medicamentos mais profundamente e de forma concentrada. Para tal, usa-se um princípio ativo – por exemplo, num tratamento para clarear a pele, a vitamina C ou um clareador -, e o laser fracionado, para fazer com que a substância penetre bem na pele. Além disso, há o benefício adicional de estimular a produção de novas células, fibras de colágeno e elastina.

Qualquer dispositivo que provoque uma perda da integridade da epiderme (primeira camada da pele) pode agir como um drug delivery, sendo que alguns são mais eficazes que outros, seja pela profundidade de penetração, pela associação de tecnologias e pela formação ou não de coagulação ao redor do canal.

O drug delivery é indicado para tratamento de manchas, rugas, flacidez, rejuvenescimento, poros abertos, cicatrizes, estrias, cicatrizes de acne, olheiras e queda de cabelo. Sendo que neste último, são usadas substâncias para estimular o crescimento e o fortalecimento capilar. O tratamento deve ser realizado em consultório médico com todos os cuidados de assepsia e esterilização.


A MINHA EXPERIENCIA E RESULTADOS?


Em primeiro lugar importa ressalvar que, não apenas este mas qualquer tratamento deve ser sempre realizado por um profissional de confiança e com experiência. Já há alguns anos que realizo tratamentos com a Rute Alves da Formas Silk e é uma profissional que recomendo não apenas pela sua larga experiência mas porque é alguém que conhece a pele como ninguém e procura sempre resolver os problemas de base e não apenas mascará-los - como por vezes acontece quando se coloca um preenchedor numa pele que precisa de ser tratada a outro nível mas básico primeiro.


Desde o ano passado que fiquei com algumas manchas - talvez porque após meses de isolamento em casa, a vontade de apanhar sol fez com que relaxasse um pouco os cuidados como a proteção - e depois de vários cremes tópicos percebi que nada estava a fazer um efeito realmente notório.

A Rute aconselhou-me assim a fazer a Dermapen com com um complexo vitamínico que incluiu a Vitamina C.


O procedimento não é doloroso, ainda que inicialmente possa ser um pouco desconfortável, mas após o primeiro minuto é perfeitamente pacífico. Há algumas áreas mais sensíveis, mas variará naturalmente consoante a sensibilidade da pessoa.



OS DIAS SEGUINTES

Nas primeiras 24 horas, a pele repuxa e fica bastante sensível e nota-se algumas zonas mais vermelhas - senão mesmo o rosto todo. Nota-se que pede hidratação e absorve cremes como se não houvesse amanhã.

Depois do segundo dia senti a pele a voltar ao normal em termos de sensibilidade e, sintomático ou não, notava mais brilho natural - aquele glow lindo que todas adoramos.


Mas após cerca de 7 dias é que realmente se nota o efeito do tratamento. A minha pele clareou bastante em todo o rosto e notei também a zona das olheiras mais claras - tenho olheiras desde sempre e bem escuras.

A mancha que mais me atormenta, na zona do bigode, não desapareceu completamente mas também clareou. Imagino que seja necessário repetir mais algumas vezes, mas acredito que desaparecerá com este tratamento.


Fiquei tão contente - e ainda vou avaliar a pele nos próximos tempos já que o efeito é suposto ser notável ao longo do primeiro mês - que este é daqueles tratamentos que vou querer repetir esporadicamente.